Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Formação

Glossário

O Glossário Cantar Mais, organizado alfabeticamente, apresenta-se como um auxiliar à compreensão de um conjunto de termos musicais específicos e outros relacionados com as práticas artísticas propostos no site, nomeadamente nas páginas das canções.

Procurou-se adaptar e simplificar a sua definição, de forma a poder ser usado como uma ferramenta formativa para os utilizadores com e sem formação musical, tentando, ainda assim, manter a correção científica.

 

 

Este Glossário foi elaborado a partir do Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994, e do Dicionário de Música I e II de Tomás Borba e Fernando Lopes-Graça, 2ªedição – 3ª Tiragem, Mário Figueirinhas Editor, 1996.

Coda

Termo italiano que significa cauda, em português, é a secção com que se termina uma música.

Colagem

Ligação de estilos musicais independentes em justaposição simultânea ou sucessiva.

Colcheia

Figura rítmica que vale um oitavo da Semibreve e por isso aparece representada por 1/8 na fração que indica o compasso. Consequentemente, vale um quarto da Mínima ou metade da Semínima.

Compasso

É, na música, uma divisão regular dos tempos. Na escrita musical os compassos correspondem ao espaço da partitura isolado pelas barras verticais que os separam. Os compassos mais usuais têm 2, 3 ou 4 tempos, distinguem-se pela acentuação especial que se atribui ao primeiro tempo de cada um deles e chamam-se, respetivamente binários, ternários e quaternários. Há ainda outros, como por exemplo, o compasso unitário (um tempo) ou o quinário (5 tempos).

Todos os compassos se classificam quanto à divisão de cada tempo, podendo ter tempos de divisão binária ou ternária. São os chamados “compassos simples” e os “compassos compostos” em que cada tempo se pode dividir respetivamente em duas ou três partes iguais.

 

Coreografia

Sistema para descrição dos movimentos executados numa dança. Termo que também é utilizado como a composição visual de um ballet ou de uma dança.