O Glossário Cantar Mais, organizado alfabeticamente, apresenta-se como um auxiliar à compreensão de um conjunto de termos musicais específicos e outros relacionados com as práticas artísticas propostos no site, nomeadamente nas páginas das canções.
Procurou-se adaptar e simplificar a sua definição, de forma a poder ser usado como uma ferramenta formativa para os utilizadores com e sem formação musical, tentando, ainda assim, manter a correção científica.
Este Glossário foi elaborado a partir do Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994, e do Dicionário de Música I e II de Tomás Borba e Fernando Lopes-Graça, 2ªedição – 3ª Tiragem, Mário Figueirinhas Editor, 1996.
Termo italiano que significa obstinado. É uma célula rítmica ou melódica, um motivo rítmico ou melódico, ou mesmo uma frase musical persistentemente repetidos.
Há composições com “Basso ostinato”, a Passacaglia, por exemplo, em que a linha melódica do baixo, ou a sequência harmónica, se repete ao longo de toda a peça. Também nos Boleros se pode ouvir, durante toda a obra, um longo ostinato rítmico.
Mas, de modo geral, os ostinatos (ostinati) são repetições de motivos curtos, como um motivo rítmico ou um bordão insistente (som constantemente emitido pelas gaitas de foles, por exemplo).