Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Formação

Glossário

O Glossário Cantar Mais, organizado alfabeticamente, apresenta-se como um auxiliar à compreensão de um conjunto de termos musicais específicos e outros relacionados com as práticas artísticas propostos no site, nomeadamente nas páginas das canções.

Procurou-se adaptar e simplificar a sua definição, de forma a poder ser usado como uma ferramenta formativa para os utilizadores com e sem formação musical, tentando, ainda assim, manter a correção científica.

 

 

Este Glossário foi elaborado a partir do Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994, e do Dicionário de Música I e II de Tomás Borba e Fernando Lopes-Graça, 2ªedição – 3ª Tiragem, Mário Figueirinhas Editor, 1996.

Cadência

Progressão harmónica associada a um final de uma composição, secção ou frase de uma determinada música. Existem diferentes tipos de cadências como por exemplo a cadência perfeita, a cadência imperfeita, a cadência plagal, a cadência à dominante e a cadência interrompida.

Canção

Composição vocal normalmente com texto e de duração curta. Pode ser acompanhada ou a solo. Há canções de diferentes géneros musicais, como a música tradicional, a música ligeira ou a música erudita. Dentro de cada género existem vários tipos de canções como as canções de embalar ou as canções bailadas na música tradicional, e como o Lied alemão ou a Chanson francesa na música erudita. Na ópera utiliza-se o termo ária em vez de canção para designar uma peça cantada por um solista acompanhado pela orquestra.

Cânone

O cânone simples é uma forma polifónica baseada na imitação, em que as vozes entram sucessivamente, imitando a linha melódica cantada por uma primeira voz, enquanto esta continua o seu caminho: é uma espécie de corrida onde a segunda nunca alcança a primeira.

 

Ciclo

Nome para uma série de peças musicais agrupadas tendo em consideração uma determinada unidade artística, numa determinada ordem, tendo como referência um tema específico ou contanto uma história.

Clássico

Termo com um significado pouco preciso, mas que pode ser utilizado com dois tipos de significados: um para designar a música composta entre 1750 e 1830 e outro para designar a música clássica, como termo genérico com significado oposto a música ligeira ou tradicional, também vulgarmente designada música erudita.