O Glossário Cantar Mais, organizado alfabeticamente, apresenta-se como um auxiliar à compreensão de um conjunto de termos musicais específicos e outros relacionados com as práticas artísticas propostos no site, nomeadamente nas páginas das canções.
Procurou-se adaptar e simplificar a sua definição, de forma a poder ser usado como uma ferramenta formativa para os utilizadores com e sem formação musical, tentando, ainda assim, manter a correção científica.
Este Glossário foi elaborado a partir do Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994, e do Dicionário de Música I e II de Tomás Borba e Fernando Lopes-Graça, 2ªedição – 3ª Tiragem, Mário Figueirinhas Editor, 1996.
Melodia ou conjunto de sons melódicos que servem de ponto de partida para a composição de uma obra, ou de parte dela, com sentido completo e individualidade bem reconhecível.
É o material sonoro condutor em determinados géneros e estilos de composição.
Pulsação ou unidade de medida da pulsação rítmica musical.
Os maestros marcam os tempos de um compasso; o bater do pé ou os estalos de dedos ao ouvir um música são feitos a tempo ou a contratempo, por exemplo.
O termo Tempo, é utilizado em Itália para designar a pulsação ou mesmo compasso, como se vê no exemplo seguinte: “Il Terzo movimento della sonata è un Rondò con andamento di ”Allegretto” in tempo quattro quarti”, ou seja, no compasso 4/4).
O termo italiano, Tempo, é usado nos países anglófonos para designar o que se traduz em português ou em italiano como Andamento (lento, moderado ou rápido) em que se executa uma obra. Isso tem conduzido a más utilizações terminológicas em Portugal. De notar que o “andamento” de uma Sonata ou de uma Sinfonia, é denominado em italiano por “movimento” e em inglês por “movement”, o que também tem conduzido a erros terminológicos.
Composição escrita para três vozes, normalmente acompanhadas por piano ou orquestra.
É um termo que tem caído em desuso e que é atualmente menos usado do que o termo Dueto (correspondente a duas vozes).
A composições escritas para três instrumentos, ou dois instrumentos e voz, dá-se geralmente a designação de trio.
Refere-se à densidade sonora, à maior ou menor quantidade de sons (ou timbres) simultâneos. Qualidade global do som de uma obra musical, frequentemente definida pelo número de vozes ou partes na música e na relação entre elas. Relaciona-se com a estruturação das linhas melódicas, a melodia e o acompanhamento, a orquestração, entre outros.
Característica do som, (como a sua altura, duração ou intensidade), que determina a “cor” (tone color, “cor do som”, em inglês) desse som, de uma voz ou de um instrumento.
É a qualidade ou característica do som que nos permite identificar e distinguir cada fonte sonora.