O Glossário Cantar Mais, organizado alfabeticamente, apresenta-se como um auxiliar à compreensão de um conjunto de termos musicais específicos e outros relacionados com as práticas artísticas propostos no site, nomeadamente nas páginas das canções.
Procurou-se adaptar e simplificar a sua definição, de forma a poder ser usado como uma ferramenta formativa para os utilizadores com e sem formação musical, tentando, ainda assim, manter a correção científica.
Este Glossário foi elaborado a partir do Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994, e do Dicionário de Música I e II de Tomás Borba e Fernando Lopes-Graça, 2ªedição – 3ª Tiragem, Mário Figueirinhas Editor, 1996.
Termo italiano que significa do princípio. Isto quer dizer que se tem de repetir desde o início determinada peça ou excerto até à palavra fim. Aparece muitas vezes representado pela letras D.C., podendo também aparecer com a indicação D.C. al fine.
Termo utilizado no contexto do canto, como sinónimo de enunciação clara e correta das palavras.
Intensidade relativa de um som, frase ou obra musical. A sucessão de dinâmicas e a interpretação que o músico faz delas constituem a dinâmica da obra. Desde o séc. XVIII, os compositores habituaram-se a escrever as indicações de dinâmica, usando termos italianos e, na maior parte das vezes, só com as respetivas abreviaturas.
Piano (p) – com pouca intensidade sonora
Mezzo-forte (mf) – numa intensidade sonora intermédia
Forte (f) – com grande intensidade sonora
As indicações de variações de intensidade mais utilizadas são:
Crescendo – por exemplo, de (p) para (mf)
Diminuendo – por exemplo, de (f) para (mf)