O Glossário Cantar Mais, organizado alfabeticamente, apresenta-se como um auxiliar à compreensão de um conjunto de termos musicais específicos e outros relacionados com as práticas artísticas propostos no site, nomeadamente nas páginas das canções.
Procurou-se adaptar e simplificar a sua definição, de forma a poder ser usado como uma ferramenta formativa para os utilizadores com e sem formação musical, tentando, ainda assim, manter a correção científica.
Este Glossário foi elaborado a partir do Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994, e do Dicionário de Música I e II de Tomás Borba e Fernando Lopes-Graça, 2ªedição – 3ª Tiragem, Mário Figueirinhas Editor, 1996.
Forma poética comum na Península Ibérica na época renascentista, frequentemente musicada entre os séculos XIV e XVIII. Inicialmente de gosto palaciano e popular, foram também compostos vilancicos para autos religiosos. Eram cantados (por solistas ou solistas e coro), por vezes dançados, e acompanhados por instrumentos, geralmente cordofones.
Execução vocal assente em determinadas sílabas que se constitui como um exercício técnico vocal repetido em diferentes tipos de alturas e tonalidades como forma de aquecimento vocal.
Também foram compostas peças chamadas vocalizo, normalmente para canto (sem texto, apenas vocalizadas, cantadas com um vocábulo ou sílaba) e piano, ou para instrumentos solistas e orquestra (Vocalise de Rachmaninoff, por exemplo).
Meio de produzir som através das cordas vocais. Existem vários tipos de vozes humanas do mais agudo ao grave como por exemplo soprano, contralto, contratenor, tenor, barítono, baixo.