O Glossário Cantar Mais, organizado alfabeticamente, apresenta-se como um auxiliar à compreensão de um conjunto de termos musicais específicos e outros relacionados com as práticas artísticas propostos no site, nomeadamente nas páginas das canções.
Procurou-se adaptar e simplificar a sua definição, de forma a poder ser usado como uma ferramenta formativa para os utilizadores com e sem formação musical, tentando, ainda assim, manter a correção científica.
Este Glossário foi elaborado a partir do Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994, e do Dicionário de Música I e II de Tomás Borba e Fernando Lopes-Graça, 2ªedição – 3ª Tiragem, Mário Figueirinhas Editor, 1996.
Pequena ideia musical, seja ela rítmica, melódica ou harmónica. Um motivo é vulgarmente identificado como a menor parte de um tema ou frase que ainda mantém sua identidade como uma ideia.
Termo que designa o curso ascendente, horizontal ou descendente da forma escrita de uma melodia ou de uma série de sons. O movimento pode ser feito por graus conjuntos (seguidos) ou por graus disjuntos, (quando a sequência de notas é feita por saltos intervalares), ou por uma combinação de ambos.
No caso de existirem duas vozes ou partes em simultâneo, o movimento relativo entre elas classifica-se como paralelo, oblíquo ou contrário.