Dizer o texto em diferentes andamentos;
Omitir palavras previamente combinadas;
Criar mímicas alusivas ao texto;
Criar ostinatos rítmicos para acompanhar a canção;
Criar novas quadras relacionadas ou não com a temática original.
Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;
Distribuir a partes A e B entre raparigas e rapazes, respetivamente, para serem cantadas alternadamente;
Identificação de instrumentos.
Explorar com as crianças o conceito de canção tradicional:
Em que contexto surgiram;
Em que contexto eram interpretadas;
Explorar canções tradicionais, instrumentos e danças características da região de onde as crianças são originárias e de outras regiões diferentes:
Explorar com as crianças o conceito de morna cabo-verdiana:
Contexto histórico do seu surgimento;
Instrumentos característicos utilizados neste género musical;
Importância da consciencialização da diversidade cultural e do contacto com diferentes culturas.
Chamaste-me trigueirinha,
e eu não me escandalizei.
Minha trigueirinha
Olaré meu bem
Ai! Tu és só minha
e de mais ninguém.
Chamaste-me trigueirinha,
e eu sou da cor da cereja.
Minha trigueirinha
Olaré meu bem
Ai! Tu és só minha
e de mais ninguém.
Chamaste-me trigueirinha,
e eu nisso tenho vaidade.
Minha trigueirinha
Olaré meu bem
Ai! Tu és só minha
e de mais ninguém.