A melodia está na tonalidade de mi menor harmónica (com sensível, i.e. o sétimo grau está alterado ascendentemente) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2 – Si 3].
É constituída essencialmente por graus conjuntos. Na 1ª parte tem ainda intervalos melódicos de 3ª m e, no começo do antecedente e do consequente, respectivamente, uma 4ª P e uma 5ª Perfeita. Na 2ª parte, para além dos graus conjuntos tem apenas intervalos de 3ª menor.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e salienta-se a existência de anacruses, ritmos pontuados e uma síncopa.
O andamento é lento (Adagio), sendo que na 2ª parte da melodia, a figuração rítmica mais rápida a faz sentir em andamento moderado.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABB), sendo a parte A constituída por (aa’) e a parte B por (bb’).
O conjunto AABB é cantado três vezes, já que a canção tem três estrofes, com textos diferentes, na parte A, funcionando a parte B como refrão, sempre com o mesmo texto.
A estrutura formal do arranjo corresponde a Introd. AABB Interl. AABB Interl AABB Coda.
A sonoridade deste arranjo faz lembrar uma morna de cabo-verdiana.
A instrumentação inclui cordas em pizzicato e depois a guitarra e as percussões, na introdução.
A parte A e a parte B têm características contrastantes. Na coda, canta-se novamente BB, e um curto remate instrumental, para finalizar.
Chamaste-me trigueirinha,
e eu não me escandalizei.
Minha trigueirinha
Olaré meu bem
Ai! Tu és só minha
e de mais ninguém.
Chamaste-me trigueirinha,
e eu sou da cor da cereja.
Minha trigueirinha
Olaré meu bem
Ai! Tu és só minha
e de mais ninguém.
Chamaste-me trigueirinha,
e eu nisso tenho vaidade.
Minha trigueirinha
Olaré meu bem
Ai! Tu és só minha
e de mais ninguém.