A melodia está na tonalidade de Ré M e tem um âmbito de 9ª Maior [Lá 2 - Si 3].
Com um gesto inicial característico no início de cada estrofe (entrada em anacruse), a melodia move-se maioritariamente por graus conjuntos. Predominam os intervalos melódicos de 2ª (m e M) em toda a canção, sendo os de 3ª (m e M) característicos da segunda frase. Já o intervalo de 4ª P é exclusivo da primeira frase da canção.
A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária. Cada frase tem quatro compassos.
As frases e suas secções têm motivos rítmicos muito semelhantes, com exceção do início da segunda frase, que introduz um ritmo sincopado contrastante. A primeira frase é entrecortada por uma pausa, mas ambas as frases iniciam em anacruse. Para além da anacruse, destaca-se a célula [4 colcheias + 2 semínimas].
O andamento é ligeiro e alegre (Allegro), sem variações. A coda termina com tempo rubato.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (A = ab, B = cd). O conjunto AB é cantado quatro vezes, já que a canção, com duas estrofes, se repete. Cada estrofe é separada por um pequeno interlúdio com a duração equivalente a uma frase (4 compassos).
O arranjo segue o plano formal seguinte:
Introd. |AB |Interl. |AB |Interl. |AB |Interl. |AB |Coda.
A melodia da canção é cantada quatro vezes, antecedida de momentos instrumentais (introdução e interlúdios).
O ostinato rítmico perceptível nas notas graves do piano impõe um movimento mais marcado que contrasta com o acompanhamento mais repousado e ligado dos instrumentos de corda.
Cada repetição de estrofe traz diferenças de sonoridade resultantes de escolhas tímbricas e mudanças de registo (graves e agudos).
A instrumentação inclui piano e cordas friccionadas.
- Barqueiro, deita o barco ao Mira,
Barqueiro, vamos navegar.
Mas olha, se o barco vira
Lá no meio do Mira, eu não sei nadar!
- Se tu soubesses, Maria,
Se tu soubesses nadar,
Deitava-se o barco ao Mira,
Tu e eu iríamos a navegar!