Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Traditionals

A pomba

A Pomba  é uma canção tradicional portuguesa da região de Trás-os-Montes.

Segundo o Cancioneiro de Barqueiros - Mesão Frio e as recolhas gravadas, é uma canção de baile de roda constituindo-se como um refrão no conjunto de outras estrofes.

Expressão Dramática

 

Em grupos o professor pede para cada grupo inventar uma história cuja personagem central é uma pomba. Cada grupo faz uma pequena dramatização e apresenta aos outros.

 

 

Estudo do Meio

 

  • Estudar os tipos de pombas que existem, o seu habitat, características, etc. Selecionar as raças que mais gostaram e organizar um cartaz/ pintura/ composição com os trabalhos das crianças.

 

  • Atendendo a que numa aceção simbólica a pomba representa a paz, a pureza, a simplicidade, a harmonia, a esperança ou a felicidade reencontrada, enquanto que o mar representa a dinâmica da vida, (tudo sai do mar e a ele regressa, lugar de nascimentos, transformações e renascimentos), sugere-se o desenvolvimento de um trabalho reflexivo sobre os conceitos enunciados.
Song pdf
Download
Score
Lyrics

A pomba

 

A pomba caiu ao mar

A pomba ao mar caiu

 

A pomba caiu ao mar

Agarrei a pomba

E lá me fugiu

TAGS
mar tango habanera
A Minha Lista