Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Traditionals

A pomba

A Pomba  é uma canção tradicional portuguesa da região de Trás-os-Montes.

Segundo o Cancioneiro de Barqueiros - Mesão Frio e as recolhas gravadas, é uma canção de baile de roda constituindo-se como um refrão no conjunto de outras estrofes.

Select version Video | Audio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Melodia e acomp.
Pauta
Análise musical da canção

 

Características melódicas

 

A melodia está na tonalidade de mi menor (pentacorde de mi menor = mi, fá#, sol, lá, si) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2  – Si 3]. A melodia pode ser considerada modal, já que é utilizado um pentacorde do modo de lá (dito eólio)

A canção começa com intervalo de 4ª P ascendente (do 5º para o 1º grau) e desenvolve-se essencialmente por graus conjuntos e intervalos de 3ªs.

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.

As frases rítmicas começam em anacruse, caracterizando-se por um ritmo sincopado nos dois primeiros tempos de quase todos os compassos.

O ritmo é silábico e escrito em semínimas e colcheias, excepto nos finais de frases.

O andamento é moderado, existindo um accelerando nos últimos compassos do arranjo.

 

Forma

 

Forma binária (AB), sendo que a segunda parte se repete (ABB).

A parte A é constituída por duas frases melódicas semelhantes (a a’) estando a diferença na sua conclusão: a primeira termina na tónica e a segunda na dominante.

A parte B divide-se em três frases (b b' b'') e repete-se.

 

Arranjo/Instrumentação

 

O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABB Interl. ABB Coda.

A introdução, construída com base no motivo rítmico usado na Habanera da ópera Carmen de Georges Bizet (“O amor é um pássaro rebelde”), é executada pelos contrabaixos, em pizzicatos, evocando o tipo de dança originário de Cuba.

A melodia da canção ouve-se primeiro executada no xilofone e acompanhada pelo rufo dos tímpanos, na repetição acontece uma transformação estilística com a introdução de staccatos executados numa tuba.

A referência a danças mantém-se, neste arranjo, com o desenvolvimento rítmico e tímbrico da orquestração (tuba, bandoneon, violas e violoncelos), atingindo o seu apogeu na coda, a qual, evocando o tango argentino moderno (cuja descendência mais remota se deve à Habanera), denota clara recorrência ao tema do Libertango de Astor Piazzolla.

Song pdf
Download
Score
Lyrics

A pomba

 

A pomba caiu ao mar

A pomba ao mar caiu

 

A pomba caiu ao mar

Agarrei a pomba

E lá me fugiu

TAGS
mar tango habanera
A Minha Lista