A melodia está na tonalidade de Dó M e tem um âmbito de 7ª Maior [Dó 3 – Si 3].
É constituída quase exclusivamente por graus conjuntos.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias.
O andamento é moderado (Andante), sem variações.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABB’). A segunda parte (B), quando repete (B’) tem uma pequena variação: primeiro termina no 3º grau da tonalidade e depois na tónica.
O conjunto AABB’ é cantado três vezes, já que a canção tem três estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte:
Introd.| AABB’| AABB’| AABB’| Interl.| AABB’| AABB’| AABB’.
O arranjo desenvolve-se em torno da estrutura da melodia e texto, reforçando o contraste entre as frases melódicas (tocadas em flauta).
A introdução tem um motivo de guitarra que aparece também no interlúdio instrumental entre repetições.
A instrumentação integra timbres característicos de formações tradicionais, como a já referida guitarra, o acordeão, a flauta e as percussões, e timbres associados à música moderna, como a bateria e o baixo.
Esta é que era a moda
que a Rita cantava.
Lá na Praia Nova, olaré,
ninguém lhe ganhava!
Ninguém lhe ganhava,
ninguém lhe ganhou.
Esta é que era a moda, olaré,
que a Rita cantou!
Esta é que era a moda
que a Rita cantou.
Lá na Praia Nova, olaré,
ninguém lhe ganhou!