‘Vamos Construir Uma Cidade’ é um projeto para as escolas do ensino básico, concebido a partir da ópera escolar de Paul Hindemith Wir Bauen Eine Stadt e resultou da criação de uma versão portuguesa, de Eugénio Sena, que privilegiou os temas de sensibilização ambiental.
Cantar Pode Fazer Mudar é uma canção manifesto sobre a necessidade de espalhar por toda a gente a mensagem de construção de uma cidade nova, chamando também a atenção para aspetos complementares de educação cívica associados à “mudança de mentalidade” que é necessário ter para “haver uma nova cidade”.
Proposta de atividades para a aprendizagem das canções
- Criar um ambiente para a contextualização das canções, por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
- Relacionar as canções com a vida do dia a dia.
- Pedir às crianças que inventem movimentos/ posturas/ gestos que se relacionem com o tema das canções.
- Organizar os movimentos das crianças por grupos (de tipo de gesto/movimento) alternando a apresentação de uns e outros, de forma a que todos conheçam os movimentos dos vários grupos.
- Fazer os movimentos acompanhando uma pulsação estabelecida pelo professor ou por uma música.
- Com o áudio fornecido, fazer os movimentos selecionados pedindo às crianças que acompanhem o ritmo da música (pulsação, tempo ou outro).
- Definir momentos da canção em que o movimento, respeitando a pulsação, alterna com outros mais livres.
- Com as crianças em círculo, introduzir o texto da canção: o professor diz uma frase com o ritmo e as crianças repetem.
- As frases ritmicamente iguais podem ser trabalhadas em conjunto (ver letra das canções e respetivas legendas).
- Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura ( sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
- Repetir esta estratégia para a aprendizagem da melodia da canção.
- Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
- Para auxiliar a aprendizagem da canção e aprender a estrutura musical (forma), podem associar-se a cores iguais movimento/gestos semelhantes (ver texto das canções e respetivas legendas).
- Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.
- Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos improvisando eventuais acompanhamentos para as canções.
(Estas propostas fazem parte integrante do conteúdo multimédia preparado para acompanhar a versão portuguesa de Eugénio Sena da obra de Hindemith, publicada na Separata da Revista de Educação Musical nº 136, da APEM.)