Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Musical theater / Song cycles

Pelo aroma das sílabas - II Bichinho de conta

Acerca deste ciclo de canções, encomendadas para integrar o Cantar Mais, escreveu o autor:

 

Pelo aroma das sílabas é um ciclo de 7 canções para coro infantil e piano, entre outros instrumentos. Os 7 poemas, da mais bela poesia portuguesa, foram escolhidos por mim com o propósito claro de criar um fio condutor que, apesar de não narrativo, é singular e contínuo pela magia, pelo simbolismo, pelas surpresas, pelas palavras meigas, pela cor dos sons, “pelo aroma das sílabas”...

Uma vez que se trata de um ciclo de canções, a interpretação total da obra será a opção mais natural. No entanto, e como as formações instrumentais são variadas, a escolha avulsa de qualquer uma das músicas é perfeitamente possível. Para além da presença constante do coro e do piano, os instrumentos escolhidos, a flauta, o contrabaixo, a violeta, o fagote e o glockenspiel, criam uma relação indelével com cada poema. A dramatização das palavras-chave dos poemas é uma hipótese que deixo em aberto confiando na criatividade dos responsáveis pela interpretação destas canções.

Concluindo, devo dizer que, quando penso em música infanto-juvenil para coro, nada me ocorre como mais perfeito do que a sublime união das palavras do poeta com a música. O título dado ao ciclo inteiro, “pelo aroma das sílabas”, retirado de um dos versos do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade, traduz claramente a forte ligação entre as sílabas/palavras, o som destas, a sua paleta de cores, ou, porventura, o seu aroma.

Paulo Bastos

 

 

Bichinho de conta é a segunda canção deste Ciclo de Canções de Paulo Bastos. Dedicada pelo autor a António Ângelo de Vasconcelos, a canção tem por base um poema de Sidónio Muralha, que fala de um bichinho de conta tão redondinho que parece um berlinde.

 

            

GÉNERO MUSICAL

 

A abordagem ao género pode ser feita a partir da utilização de exemplos musicais com um efetivo instrumental idêntico (piano, voz e contrabaixo), explorando as características e sonoridades destes instrumentos.

 

 

TEXTO E RITMO

 

Para a aprendizagem do texto, e uma vez que em grande medida a melodia segue a prosódia, os alunos podem ser convidados a recitar o texto livremente, contando uns aos outros, de forma expressiva, as peripécias do bichinho de conta.

  • Como preparação para a aprendizagem do ritmo, sugere-se a realização de jogos rítmicos para a perceção dos compassos 3/4, 4/4 e 5/4, e da alternância entre eles, com recurso à percussão corporal.
  • Depois da exploração do texto, este pode ser dito, com o ritmo, sobre o acompanhamento instrumental.

 

 

MELODIA E FORMA

 

A aprendizagem da melodia pode ser feita por imitação, depois da assimilação do poema.

  • Pode ser dramatizada a história narrada pelo poema.
  • Aproveitar introdução e coda para explorar com o corpo a forma circular, individualmente ou em grupo (ex: construindo uma espiral que, como o bicho de conta, se enrola e desenrola ao som da música).

 

 

SABER MAIS

 

Exploração de outros poemas do mesmo autor: Sidónio Muralha (texto), Julio Pomar (ilustr.) e Francine Benoit (música), Bichos, Bichinhos e Bicharocos, ed. Althum.com e Centauro (existe uma versão musicada do mesmo poema).

           

Song pdf
Download
Score
Lyrics

Bichinho-de-conta

 

Bichinho-de-conta
conta…
E o bichinho de conta
Contou
que um dia
se enrolou
e parecia
um berlinde pequenino
de tal maneira
que um menino
de brincadeira
com ele jogou…
Bichinho-de-conta
conta…
E o bichinho de conta
contou.

TAGS
brincadeira berlinde
A Minha Lista