Partindo do título da obra, estabeleça um diálogo informal sobre o conceito de cidade, meio urbano e das suas características nas diferentes dimensões que considerar relevantes, sociais, arquitetónicas, ambientais, comerciais, industriais, entre outras. No seguimento, introduza os conceitos de Meio Urbano e Meio Rural, explorando com as crianças as diferenças mais evidentes.
A partir de indutores visuais [Urbano] [Rural], proponha às crianças criar uma pequena paisagem sonora [Exemplos 1 2 3 ] para cada um dos conceitos, recorrendo a timbres vocais, do corpo, instrumentos e objectos diversos.
Introduza também o conceito de Poluição Sonora e dialogue sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e também de que modo o ruído pode ter influência na aprendizagem.
Sugerimos a audição da obra de Steve Reich, City life.
Explore os textos da obra no seu sentido geral, na sua organização, vocabulário, entre outras dimensões que considere oportunas.
Introduza o conceito de maquete e, dentro das suas possibililades, programe a construção de uma pequena maquete da cidade imaginada pelas crianças.
Faça uma pesquisa na web e permita às crianças um exercício de criatividade sem limites de formas e cores.
8. CANÇÃO
(Lição sobe o Ambiente)
(primeira criança)
Senhor professor o que posso fazer?
(segunda criança)
Quero aprender mais
Quero descobrir como é que vou salvar
Não só a cidade mas todo o planeta
Plantas e animais.
(todos)
Quero saber!
(primeira criança)
Senhor professor, eu quero aprender
(segunda criança)
Haverá animais que vão desaparecer?
Mas porque será?
Então que fazer?
O que não podemos é deixá-los morrer.
(todos)
Quero saber!
(primeira criança)
Senhor professor, eu quero saber
(segunda criança)
Qual será a razão porque há mais calor
E porque será que se ouve dizer
Que os glaciares poderão derreter?
(todos)
Quero saber!