Partindo do título da obra, estabeleça um diálogo informal sobre o conceito de cidade, meio urbano e das suas características nas diferentes dimensões que considerar relevantes, sociais, arquitetónicas, ambientais, comerciais, industriais, entre outras. No seguimento, introduza os conceitos de Meio Urbano e Meio Rural, explorando com as crianças as diferenças mais evidentes.
A partir de indutores visuais [Urbano] [Rural], proponha às crianças criar uma pequena paisagem sonora [Exemplos 1 2 3 ] para cada um dos conceitos, recorrendo a timbres vocais, do corpo, instrumentos e objectos diversos.
Introduza também o conceito de Poluição Sonora e dialogue sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e também de que modo o ruído pode ter influência na aprendizagem.
Sugerimos a audição da obra de Steve Reich, City life.
Explore os textos da obra no seu sentido geral, na sua organização, vocabulário, entre outras dimensões que considere oportunas.
Introduza o conceito de maquete e, dentro das suas possibililades, programe a construção de uma pequena maquete da cidade imaginada pelas crianças.
Faça uma pesquisa na web e permita às crianças um exercício de criatividade sem limites de formas e cores.
2. CANÇÃO
(A casa amiga)
Para fazer uma casa amiga
É bom escolher o melhor local
Virada a sul para o sol apanhar
E à noite ficar com a energia solar
E com a certa vegetação
Poupamos no Inverno e no Verão
Para fazer uma casa amiga
Saber construir é muito importante
Temos de ter material isolante
Para as paredes, telhado e chão
E sem esquecer as janelas também
Para ser uma boa construção
Para fazer uma casa amiga
Temos de saber nela habitar
E no dia-a-dia não desperdiçar
Quer seja o papel, a água ou a luz
E nunca esquecer de reciclar
O lixo que na casa se produz