Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Musical theater / Song cycles

Vamos Construir Uma Cidade - 7. A Cidade Nova

‘Vamos Construir Uma Cidade’ é um projecto para as escolas do ensino básico concebido a partir da ópera escolar de Paul Hindemith, Wir Bauen Eine Stadt e resultou da criação de uma versão portuguesa que privilegiou os temas de sensibilização ambiental.

 

 

Em “A Cidade Nova” canta-se, em forma de manifesto, a necessidade de “construir uma cidade amiga do ambiente onde tudo o que está mal possa ficar diferente”.

Proposta de atividades para a aprendizagem das canções

 

  • Criar um ambiente para a contextualização das canções, por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
  • Relacionar as canções com a vida do dia a dia.
  • Pedir às crianças que inventem movimentos/ posturas/ gestos que se relacionem com o tema das canções.
  • Organizar os movimentos das crianças por grupos (de tipo de gesto/movimento) alternando a apresentação de uns e outros, de forma a que todos conheçam os movimentos dos vários grupos.
  • Fazer os movimentos acompanhando uma pulsação estabelecida pelo professor ou por uma música.
  • Com o áudio fornecido, fazer os movimentos selecionados pedindo às crianças que acompanhem o ritmo  da música (pulsação, tempo ou outro).
  • Definir momentos da canção em que o movimento, respeitando a pulsação, alterna com outros mais livres.
  • Com as crianças em círculo, introduzir o texto da canção:  o professor diz uma frase com o ritmo e as crianças repetem.
  • As frases ritmicamente iguais podem ser trabalhadas em conjunto (ver letra das canções e respetivas legendas).
  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura ( sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Repetir esta estratégia para a aprendizagem da melodia da canção.
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
  • Para auxiliar a aprendizagem da canção e aprender a estrutura musical (forma), podem associar-se a cores iguais  movimento/gestos semelhantes (ver texto das canções e respetivas legendas).
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.
  • Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos improvisando eventuais acompanhamentos para as canções.

 

 

(Estas propostas fazem parte integrante do conteúdo multimédia preparado para acompanhar a versão portuguesa de Eugénio Sena da obra de Hindemith, publicada na Separata da Revista de Educação Musical nº 136, da APEM.)

Score
Lyrics

7. CANÇÃO

(A cidade nova)

 

(Uma criança)

Vou construir

(Os outros)

uma nova cidade

amiga do ambiente

onde tudo o que está mal

possa ficar diferente.

(uma criança)

O Sol aproveitar

(os outros)

Não gastar água a mais

(uma criança)

Nada desperdiçar

(os outros)

A casa onde eu viver

Não será a dos meus Pais!

(Uma criança)

Vou construir

(Os outros)

uma nova cidade

amiga do ambiente

onde tudo o que está mal

possa ficar diferente.

(uma criança)

Um jardim para brincar

(os outros)

Uma segway pela mão

E barulho nem pensar

Vou ter uma cidade sem poluição.

My List