A melodia está na tonalidade de Dó M e tem um âmbito de 6ª menor [Si 2 – Sol 3].
A utilização sistemática de Si b na introdução e no acompanhamento torna inesperado o aparecimento da sensível no fim da melodia (penúltima nota).
A melodia é constituída por notas repetidas e intervalos melódicos de 2ª (m e M) e de 3ª (m e M).
A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, com figuras de maior duração (mínimas e semibreves) nos finais dos antecedentes e consequentes das frases. Apresenta quatro frases distintas ritmicamente. De salientar a célula rítmica [semínima com ponto de aumentação + colcheia], que além de ser a célula rítmica inicial da canção, está presente em todas as frases.
O andamento é rápido (Allegro), sem variações.
A forma pode ser considerada ternária (ABA) ou apenas uma sucessão de 4 pequenas frases, sendo a última uma variação da primeira.
Prefere-se a análise em 4 partes de 4 compassos cada, que se sucedem, acabando com a repetição da primeira, com uma pequena variação que a torna conclusiva (ABCA’). A parte A é constituída por (ab), a parte B por (cd), a parte C por (ef) e a parte A’ por (a’b’).
Em alternativa, e focando-nos mais em aspectos musicais do que na estrutura dos versos, pode considerar-se que a 1ª frase tem 8 compassos, com o antecedente (anteriormente caracterizado por A) e o consequente (anteriormente caracterizado por B) de iguais dimensões. O plano formal seria então:
A (8 compassos) B (4 compassos) A’ (4 compassos), mais claramente uma forma ternária, confirmada pela conclusão com material melódico semelhante ao do início.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABCA’
A introdução instrumental tem 8 compassos, à qual se segue a canção cantada uma vez.
A instrumentação inclui instrumentos de cordas durante toda a canção e uma flauta de bisel que duplica a melodia durante a 2ª frase e primeira metade da 3º.
Quanto às técnicas instrumentais utilizadas, podemos ouvir as cordas a tocar staccato (por exemplo, no acompanhamento da 1ª frase) e em pizzicato (no acompanhamento da 2ª frase).
Destaca-se a utilização, no acompanhamento, de dois graus alterados em relação a Dó Maior: o 7º grau alterado descendentemente (si b), que pela insistência com que é usado afirma o modo de sol (mixolídio, com carácter maior, pelo seu 3º grau – intervalo de 3ª M com o 1º grau – e sem sensível, ao contrario de Dó Maior) até à penúltima nota da melodia, e o 4º grau alterado ascendentemente (fá#), característico do modo de fá (lídio), aqui apenas sugerido.
Caracol, caracol,
onde vais com tanto sol?
Vou à loja do senhor Adão
comprar um girassol;
com tanto sol
ninguém aguenta o verão.
Adeus, adeus, caracol,
tens razão,
sem guarda sol
ninguém aguenta este sol.