Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Authored songs

Dia da Criança

Composição de Pedro Filipe Cunha sobre um poema de José Jorge Letria, canção premiada com o 2º lugar no 2.º Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Musical e apoiado pelo INATEL. (Poema de acordo com a edição no livro Poesia para todo o ano, da Porto Editora.)

 

Select version Video | Audio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Pauta
Análise musical da canção

 

Características melódicas

 

A melodia inicia-se na tonalidade de Dó M e termina na tonalidade de Mi M. Pelo meio atravessa diversos ambientes harmónicos (Mib M, Sib M, Réb M, Sol M, Solb M, entre outras). Tem um âmbito de 8ª diminuta [Ré 3 – Réb 4] e é constituída por graus conjuntos e disjuntos e é formada por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M) e 5ª (P).

 

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso simples 4/4.

O ritmo do acompanhamento é quase na sua totalidade em colcheias sempre regulares. Na Coda (final, c.49) há uma quebra com acordes de semínima que se desenvolvem em semínimas e mínimas e que por fim terminam em semibreve.

O andamento é rápido (Allegro) apenas com a variação brusca a partir do c.49. 

 

Forma

 

Forma binária (AA’BB’C).

A secção A é constituída por uma introdução que se repete a partir do c.13 quando a melodia tem início. A secção B inicia-se no c.25 com um interlúdio instrumental repetindo-se com a entrada da melodia no c.37. Esta secção termina no c.48 onde entra a Coda até ao fim (c.54).

 

Arranjo/Instrumentação

 

O acompanhamento desta canção desenvolve-se seguindo uma sonoridade minimalista, onde se realça a simetria das colcheias, mas também a ligeira acentuação da primeira nota de cada compasso.

A introdução e os interlúdios são interpretados pelo piano.

Song pdf
Download
Score
Lyrics

Dia da Criança

 

É um dia em que cabem
todos os dias do ano
e as coisas mais bonitas
os sonhos e os brinquedos,
as festas, as guloseimas,
a sombra de alguns medos,
a casmurrice das teimas
e também, com fartura,
o afeto e o carinho
com que se faz a ternura,
para mostrar ao mundo
que a guerra é uma loucura
e que o gosto de ser menino
é o nosso eterno destino.

TAGS
criança
A Minha Lista