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Authored songs

A aranha e os alfaiates

Composição de Ricardo Matosinhos sobre um poema de António Torrado, canção com atribuição de Menção honrosa do 2.º Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Musical e apoiado pelo INATEL.

OUVIR

 

Conforme refere o autor na análise musical da canção, o ambiente musical sugere  uma marcha de caráter militar indo de encontro ao número crescente de um exército de alfaiates, reforçada no compasso 29, na mão esquerda do piano, por uma pequena citação da Marcha de Pompa e Circunstância de Edward Elgar (1857-1934).

 

  • Escutar o excerto "citação".
  • Escutar a peça referida pelo autor [minuto 1:53].
  • Confrontar as duas escutas de modo a identificar a relação existente entre o "original" e a "citação".
Citação

 

FAZER 

 

Na secção Ensinar e Aprender encontrará um conjunto de sugestões, estratégias e formas de fazer diversificadas. Para esta canção sugerimos alguns passos: 

 

  • Ouvir a canção com a partitura de forma a apropriar-se da música.
  • Identificar as frases melódicas da canção.
  • Verificar a relação do texto com o ritmo e com a melodia.
  • Cantar a canção com o acompanhamento áudio de forma a interiorizar o tempo e a estrutura da canção.

 

 Para trabalhar outros aspetos da canção:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre (voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica (voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado, mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Repetir esta estratégia para aperfeiçoar a aprendizagem da melodia da canção.

 

CRIAR

 

  • A partir de um novo algarismo, construir um novo texto procurando trabalhar a relação entre as sílabas das novas expressões numéricas e as notas da melodia.
  • Fazer o jogo de não cantar as expressões numéricas, encontrando forma de as assinalar visualmente, por exemplo:  
    • Numa folha, cartaz, ou outro suporte, atribuir o algarismo "sete" a uma criança e a cada nova expressão ir acrescentando outras crianças com o "zero" correspondente.
    • Enquanto um grupo de crianças canta, outro grupo dramatiza as multiplicações 7 x 10 = 70; 7 x 100 = 700; etc..
  • Inverter o sentido do jogo e cantar apenas as expressões numéricas, mantendo-se em silêncio e procurando desenvolver a audição interior.

 

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Lyrics

A aranha e os alfaiates

 
Andam sete alfaiates 
Para matar uma aranha. 
Vejam só o disparate 
Que nenhum dos sete a apanha. 
 
Vêm setenta alfaiates 
Quais soldados em campanha. 
Tocam os sinos a rebate 
Para matar uma aranha. 

Setecentos alfaiates, 
Mas que gente tão estranha 
A correr p'ra todo o lado 
À procura de uma aranha.

São sete mil alfaiates 
E todos: "Farei, farei!" 
Para matar um aranha 
Gritam: "Aqui d'el-Rei!"

Setenta mil alfaiates 
E é ver qual corre mais 
Para matar uma aranha 
Não são muitos. São de mais.

Setecentos mil alfaiates 
Cada um uma tesoura. 
Sete milhões de alfaiates 
Cada qual com uma vassoura.

Setenta milhões de alfaiates 
Não se crê em tal façanha 
Que tantos valentes juntos... 
Deixem fugir uma aranha.
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animais, aranha, António Torrado
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