Composição de Carlos Maria Trindade e letra de Pedro Ayres Magalhães incluida no disco "O Paraiso" dos Madredeus, editado em 1997.
OUVIR
- Escutar a versão original.
- Reconhecer e identificar timbres na canção.
- Compreender a estrutura da canção:
Intro | A | Refrão | Interlúdio | A | Refrão | Coda | |
FAZER
Na secção Ensinar e Aprender encontrará um conjunto de sugestões, técnicas e estratégias para ensinar uma canção.
Pelas características únicas de cada canção, cada criança, grupo ou contexto, as formas de fazer serão diversas, neste caso, sugerimos:
- Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
- Relacionar as canções com a vida do dia a dia.
- Com as crianças em círculo, introduzir o texto da canção: o professor diz uma frase, com o ritmo, e as crianças repetem.
- Repetir esta estratégia para a aprendizagem da melodia da canção.
- Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.
- Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos, improvisando eventuais acompanhamentos para as canções.
CRIAR
"Dançar a canção" é uma idea que propõem um exercício transversal de movimento/dança e música, procurando dar uma dimensão de expressão e creatividade mais alargada e abrangente.
Tendo como indutor a obra "O voo das andorinhas" de Giacomo Balla, trabalhar criativamente o movimento e procurar desenvolver uma coreografia.
- Observar e debater sobre a pintura. (Ver Saber+)
- Movimentar-se livremente enquanto escutam a canção.
- Pedir às crianças que inventem movimentos/posturas/gestos que se relacionem com o tema das canções.
- Organizar os movimentos das crianças por grupos (de tipo de gesto/movimento) alternando a apresentação de uns e outros, de forma a que todos conheçam os movimentos dos vários grupos.
- Criar uma coreografia a partir de: Dinâmicas; Direções; Organização espacial; Lateralidade; Formas de locomoção.
Nota: Na secção de formação, estão disponíves alguns tutoriais sobre diferentes formas de fazer e abordagens diversificadas no que diz respeito aos movimentos que se podem associar à música.