Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Autor

A Raposa Chama: com o fogo não se brinca!

Raposa Chama é uma iniciativa da Comissão Nacional para a Gestão de Fogos Florestais [AGIF] que tem por objetivo central sensibilizar para a prevenção de fogos florestais.  

 

Com o fogo não se brinca, fogo!

 

Raposa Chama chega às crianças e jovens através da Banda da Floresta, constituída por quatro personagens muito divertidas e irreverentes que usam o rap para passar a sua mensagem. Nesta fábula, a Banda da Floresta apresenta-nos como figura principal a Raposa Chama, cumpridora de todas as regras e sensível à questão do risco de incêndio, e a McGarra, que, numa referência à história da formiga e da cigarra, faz o contraponto assumindo uma postura tipicamente irresponsável.

A letra original que canta esta história está aqui.

 

 

Ouvir e ver...

 

À semelhança do que acontece no Rap, desde as suas origens, nesta canção que adaptámos para o Cantar Mais é utilizada uma técnica denominada sampling.

 

A história desta técnica de composição leva-nos até um certo momento orquestral, do Pássaro de Fogo do compositor Igor Stravinsky, composto há mais de um século.

Pássaro de Fogo... De facto, o título desta obra pareceu-nos de alguma forma relacionado com o tema explorado n'A Raposa Chama. O mais curioso, ainda, é que o Pássaro de Fogo foi uma das primeiras obras a ser usada como fonte de samples, reutilizadas nas criações musicais de outros géneros e estilos com recurso às novas tecnologias que entretanto surgiram.

 

Podes ver aqui um desenvolvimento mais pormenorizado desta improvável ligação da música pop ao som de Stravinsky. Ouvido pela primeira vez em 1910, foi sendo incorporado nos instrumentos musicais eletrónicos e tem sido inúmeras vezes reutilizado pelos criadores da música pop e do Hip hop.

 

Podes identificar mais de perto este famoso momento sonoro ouvindo este excerto... é logo no início.

Reconheces aquele momento sonoro, o Orchestra Hitque está hoje presente em tantos sintetizadores e teclados eletrónicos?

Se estiveres interessado, fica aqui uma lista de canções bastante conhecidas em que se ouve esta sample.

Liga o teu ouvido de detetive e vê se consegues identificar o breve momento em que cada um aparece. A sonoridade vai variando, mas o Hit é inconfundível...

 

... ver e ouvir

 

A referência ao Pássaro de Fogo, neste contexto d'A Raposa Chama, não ficaria completa sem um convite para conheceres este excerto da obra de arte de animação Fantasia 2000.

 

A música nas tua mãos!

 

Está na hora de seres ambicioso e de pores as mãos na música.

Criámos para ti um laboratório com algumas das amostras de sons num sampler, os mesmos sons com que se desenhou o instrumental da Raposa Chama.

O que tens de fazer é simples:

  1. Inscreve-te na plataforma musical colaborativa BandLab e inicia sessão.
  2. Abre este projeto musical da Raposa Chama no teu Mix Editor do BandLab e explora os sons para podereres recriar o acompanhamento.
  3. Depois de te inspirares na experiência que te mostramos no vídeo abaixo, toca com o teu ritmo e faz as tuas escolhas. Vais reparar que tens uma pista pronta para gravares a tua voz... recria a música com a tua letra.

 

Finalmente... publica a tua versão e partilha com a comunidade de criadores da qual vais começar a fazer parte!

Fazer e re-re-recriar

 

Nas origens do Rap e Hip Hop, o gira-discos, utilizado para pôr a música a tocar, logo se transformou, de forma criativa, num 'instrumento' musical.

Um dos efeitos mais interessantes era obtido quando o DJ aplicava certos movimentos com a mão, controlando e alterando a rotação (velocidade) do disco ou a continuidade da sequência musical, interrompendo-a ou forçando a repetição de certos momentos, recriando assim a sequência musical.

Um dos efeitos sonoros mais conhecidos destas manipulações do movimento dos discos chama-se scratch.

Observa o especialista no vídeo abaixo.

Podes experimentar os resultados deste efeito utilizando o teu smartphone, com esta app ou outras.

Transforma-te num DJ e ouve o que acontece.

 

Participar +

 

Se quiseres envolver-te artisticamente numa iniciativa do Projeto Raposa Chama, com dança, música ou multimédia, podes acender a tua chama criativa e participar neste Concurso.

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

A Raposa Chama

 

[Criar letra original, em estilo rap,

com 4 Estrofes]

 

(Refrão)

Com o fogo não se brinca, fogo! 

Fogo!

TAGS
incêndios, fogo, animais, agif
A Minha Lista