À semelhança do que acontece no Rap, desde as suas origens, nesta canção que adaptámos para o Cantar Mais é utilizada uma técnica denominada sampling.
A história desta técnica de composição leva-nos até um certo momento orquestral, do Pássaro de Fogo do compositor Igor Stravinsky, composto há mais de um século.
Pássaro de Fogo... De facto, o título desta obra pareceu-nos de alguma forma relacionado com o tema explorado n'A Raposa Chama. O mais curioso, ainda, é que o Pássaro de Fogo foi uma das primeiras obras a ser usada como fonte de samples, reutilizadas nas criações musicais de outros géneros e estilos com recurso às novas tecnologias que entretanto surgiram.
Podes ver aqui um desenvolvimento mais pormenorizado desta improvável ligação da música pop ao som de Stravinsky. Ouvido pela primeira vez em 1910, foi sendo incorporado nos instrumentos musicais eletrónicos e tem sido inúmeras vezes reutilizado pelos criadores da música pop e do Hip hop.
Podes identificar mais de perto este famoso momento sonoro ouvindo este excerto... é logo no início.
Reconheces aquele momento sonoro, o Orchestra Hit, que está hoje presente em tantos sintetizadores e teclados eletrónicos?
Se estiveres interessado, fica aqui uma lista de canções bastante conhecidas em que se ouve esta sample.
Liga o teu ouvido de detetive e vê se consegues identificar o breve momento em que cada um aparece. A sonoridade vai variando, mas o Hit é inconfundível...
A referência ao Pássaro de Fogo, neste contexto d'A Raposa Chama, não ficaria completa sem um convite para conheceres este excerto da obra de arte de animação Fantasia 2000.
Está na hora de seres ambicioso e de pores as mãos na música.
Criámos para ti um laboratório com algumas das amostras de sons num sampler, os mesmos sons com que se desenhou o instrumental da Raposa Chama.
O que tens de fazer é simples:
Finalmente... publica a tua versão e partilha com a comunidade de criadores da qual vais começar a fazer parte!
Nas origens do Rap e Hip Hop, o gira-discos, utilizado para pôr a música a tocar, logo se transformou, de forma criativa, num 'instrumento' musical.
Um dos efeitos mais interessantes era obtido quando o DJ aplicava certos movimentos com a mão, controlando e alterando a rotação (velocidade) do disco ou a continuidade da sequência musical, interrompendo-a ou forçando a repetição de certos momentos, recriando assim a sequência musical.
Um dos efeitos sonoros mais conhecidos destas manipulações do movimento dos discos chama-se scratch.
Observa o especialista no vídeo abaixo.
Podes experimentar os resultados deste efeito utilizando o teu smartphone, com esta app ou outras.
Transforma-te num DJ e ouve o que acontece.
Se quiseres envolver-te artisticamente numa iniciativa do Projeto Raposa Chama, com dança, música ou multimédia, podes acender a tua chama criativa e participar neste Concurso.
[Criar letra original, em estilo rap,
com 4 Estrofes]
[Refrão]
Com o fogo não se brinca, fogo!
Fogo!