Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Autor

A Raposa Chama: com o fogo não se brinca!

Raposa Chama é uma iniciativa da Comissão Nacional para a Gestão de Fogos Florestais [AGIF] que tem por objetivo central sensibilizar para a prevenção de fogos florestais.  

 

Com o fogo não se brinca, fogo!

 

Raposa Chama chega às crianças e jovens através da Banda da Floresta, constituída por quatro personagens muito divertidas e irreverentes que usam o rap para passar a sua mensagem. Nesta fábula, a Banda da Floresta apresenta-nos como figura principal a Raposa Chama, cumpridora de todas as regras e sensível à questão do risco de incêndio, e a McGarra, que, numa referência à história da formiga e da cigarra, faz o contraponto assumindo uma postura tipicamente irresponsável.

A letra original que canta esta história está aqui.

 

 

Selecionar versão Vídeo | Áudio:
Cantar Mais (adapt. Instr.)
Versão Original - Voz
Versão Original - Instr.
Pauta
Análise musical da canção

Características melódicas

 

Como é habitual no Rap, a melodia não assume um papel fundamental, sendo essencialmente um texto com ritmo. Neste Raposa Chama temos uma sugestão melódica, no refrão, que assenta na repetição da mesma nota (Dó) e finalizando alternadamente as frases com uma outra contrastante (Ré ou Mib), coincidindo com o final da palavra "brinca".

 

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.

O ritmo do refrão está escrito em colcheias e semicolcheias. 

O andamento é Andante Moderato (semínima=92).

 

Forma

 

Podemos considerar que a canção se divide em duas partes (A e B). A parte A corresponde às estrofes rap e a parte B ao refrão.

 

Arranjo/Instrumentação

 

O arranjo tem a sonoridade característica do Rap ou Hip hop. O elemento central do arranjo é a cadência rítmica da bateria à volta do qual acontecem as intervenções dos outros instrumentos e elementos texturais ou efeitos sonoros.

Podem escutar-se, neste acompanhamento, para além da bateria: o baixo sintetizado, a guitarra elétrica e diferentes timbres de sintetizador.

 

O arranjo, adaptado para o Cantar Mais, segue o plano formal seguinte:

Introdução |A A´ |B | Interl. |A´´A´´´ | B B´ ||

 

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

A Raposa Chama

 

[Criar letra original, em estilo rap,

com 4 Estrofes]

 

(Refrão)

Com o fogo não se brinca, fogo! 

Fogo!

TAGS
incêndios, fogo, animais, agif
A Minha Lista