Conhece melhor os animais em que se inspiraram os autores da canção:
a Raposa; o Javali; a Cigarra e o Esquilo.
Para prevenir os incêndios que destroem as nossas florestas, podemos começar por conhecer como é constituída e as suas diferentes formas, que, como este texto ensina, é "muito mais que árvores".
Nesta publicação, que a Revista Visão Júnior dedicou à Raposa Chama, podes obter a informação e inspiração que precisas para te tornares um agente ativo na prevenção dos incêndios.
Agora que já pequisaste e aprendeste sobre a floresta e os incêndios, responde a este este questionário para perceberes se ficaste com alguma dúvida.
Os animais sempre foram fonte de inspiração para escritores e, ao longo do tempo, algumas estórias passaram a fazer parte da história da literatura infanto-juvenil, como é o caso dos contos A Formiga e a Cigarra e A Raposa e a Cegonha.
Sugerimos ainda esta história da autoria de Margarida Fonseca Santos, que tem um esquilo como protagonista.
Agora, que já conheces melhor os animais que se transformaram em músicos na banda Raposa Chama, sugerimos que, utilizando a versão adaptada do Cantar Mais, cries e cantes em estilo rap uma nova letra para a canção (que podes escrever aqui).
Podes dar espaço em cada uma das quatro estrofes às ideias de cada um dos quatro elementos da banda.
Dá assim, o teu contributo para nos ajudar a perceber a importância da prevenção dos incêndios florestais e, já agora, que seja divertida de cantar.
Cria uma banda com os teus amigos.
Junta os adereços certos para evidenciar a tua personalidade artística.
Transforma-te num rapper e apresenta a tua criação.
No final, podes ainda concorrer a este concurso (até 31/05/2022), que pretende fomentar a produção de material audiovisual, através da capacidade artística (dança e música) dos participantes (dos 5 aos 12 anos), aumentando o envolvimento no projeto Raposa Chama.
[Criar letra original, em estilo rap,
com 4 Estrofes]
(Refrão)
Com o fogo não se brinca, fogo!
Fogo!