Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Traditionals

O meu chapéu tem três bicos

Tema popular, conhecido em toda a Europa pela letra O meu chapéu tem três bicos. É também tradicionalmente cantado em Portugal com a mesma letra.

Select version Video | Audio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Melodia e acomp.
Pauta
Análise musical da canção

 

Características melódicas

 

A melodia está na tonalidade de Si M e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2 – Si 3].

É constituída essencialmente por graus conjuntos, e pelo intervalo de 4ª P no início das frases que constitui o impulso da melodia. A segunda frase tem um sentido mais conclusivo, uma vez que termina na tónica, enquanto a primeira termina na mediante.

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 3/8, unitário de tempos de divisão ternária .

O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, com valores de maior duração no final das frases. Destaca-se ritmicamente a entrada de cada frase em anacruse e as células [semínima+colcheia] e [colcheia+colcheia+colcheia].

O andamento é lento (Adágio), sem variações. 

 

Forma

 

A canção tem uma só frase, que repete com uma pequena variação (AA’), sendo a parte A constituída por (ab) e a parte A’ por (ab’), dada a diferença na última nota. A canção só tem uma estrofe.

 

Arranjo/Instrumentação

 

O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AA’ Interl. AA’.

Os instrumentos (ensemble – quarteto de cordas, percussão – caixa e acordeão) acompanham a melodia recriando um ambiente de dança invocando a valsa.

Song pdf
Download
Score
Lyrics

O meu chapéu três bicos

 

O meu chapéu tem três bicos

Tem três bicos o meu chapéu

Se não tivesse três bicos

O chapéu não era meu

 
TAGS
chapéu números divertimento
A Minha Lista