Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Traditionals

Manuel Cuco

Manuel Cuco é uma canção tradicional portuguesa com um texto assumidamente divertido, onde se brinca com palavras, expressões e situações.

Select version Video | Audio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Melodia e acomp.
Pauta
Análise musical da canção

 

Características melódicas

 

A melodia está na tonalidade de si menor (sem sensível) e tem um âmbito de 8ª P [Si 2  – Si 3].

É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M) e 4ª P. Aparece o arpejo do acorde de tónica (ascendente) tanto na 1º parte (início) como na 2ª parte da canção.

A frase melódica pode ser pensada como uma só, mas dividida em duas partes, sendo a primeira constituída por quatro compassos e acabando no 5º grau, e a segunda constituída por oito compassos, e acabando no 1º grau. Temos, assim, uma primeira parte que nos deixa suspensos harmonicamente (dominante) e uma segunda parte conclusiva (tónica).

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 3/8, unitário de tempos de divisão ternária . O compasso tem um tempo, sente-se “a 1”.

O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, destacando-se o motivo rítmico [semínima + colcheia]. Sente-se com facilidade a divisão ternária do tempo.

O andamento é lento (Adágio), sem variações. Por a canção estar em 3/8 pode sentir-se com carácter mais vivo do que o que aparece escrito. Sentido “a 3” teria característica de valsa num andamento rápido.

           

Forma

 

Forma binária (AB), porque a melodia se pode dividir em duas partes: A constituída por (aa), e B, constituído por (bcd), cada uma com 8 compassos. Assim analisada, serão cantadas as partes ABB quatro vezes, já que a canção tem quatro estrofes.

Em alternativa pode pensar-se que a canção tem 2 partes assimétricas: A com 4 compassos e B com 8 compassos. Nesse caso, serão cantadas AA BB, também quatro vezes. Como as repetições não influem na classificação da forma, a canção continua a considerar-se em forma binária (AB).

De qualquer modo, a forma é assimétrica, dado que a  frase A assenta nos dois primeiros versos e a frase B nos três últimos versos da estrofe que, pela repetição de “minha mãe, mãe, mãe”, até podem ser considerados um só verso.

 

Arranjo e instrumentação

 

Este arranjo divide-se em três partes de características diferentes: A introdução e a canção, propriamente dita, dividida em duas partes que evoluem na densidade tímbrica, esteticamente e tendo cada uma duas estrofes. Cada uma das secções é separada por um pequeno motivo tocado pelas Kalimbas.
A introdução apresenta a melodia da canção tocada pela Melódica e Acordeão em uníssono e dois instrumentos de percussão, o Shakere e o Frame Drum
Nas duas primeiras estrofes o carácter do acompanhamento assenta essencialmente numa componente rítmica com o suporte harmónico conferido pelos arpejos da Kalimba. Nas estrofes três e quatro, a densidade harmónica é reforçada com as cordas, a guitarra, o contrabaixo e uma segunda voz tocada pelo acordeão nos versos que repetem as sílabas (ex: passa a vi-vi-vi-).

           

Song pdf
Download
Score
Lyrics

Manuel Cuco

O meu pai é Manuel Cuco.     

O meu pai é Manuel Cuco.

Minha mãe, mãe mãe  

minha mãe, mãe mãe 

minha mãe, Cuca Maria.

 

Meus irmãos também são Cucos.

Meus irmãos também são Cucos.

Tudo é é é

tudo é é é

tudo é uma cucaria.

 

O meu pai é farmacêutico.

O meu pai é farmacêutico.

Passa a vi- vi- vi-

passa a vi- vi- vi-

passa a vida a fazer pírulas.

 

Quando me zango com ele,

Quando me zango com ele,

Vou à ga- ga- ga-

vou à ga- ga- ga-

vou à gaveta e tiro-lhas.

 

TAGS
brincadeira profissões
A Minha Lista