Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Authored songs

O Lagarto

O Lagarto é um poema de Eugénio de Andrade musicado por Manuela Encarnação.

Este poema pertence a uma coleção de poemas para crianças, dedicados pelo poeta ao seu afilhado Miguel, publicados em 1986 sob o título Aquela nuvem e outras.

No poema, apesar de escrito para crianças, encontramos uma crítica ao mundo da política pela comparação do lagarto a um ministro, “janota”, não de vir trabalhar, mas de almoçar, ficando no ar a pergunta “Quem seria o parvo que pagou a conta?”.

Select version Video | Audio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Melodia e acomp.
Pauta
Análise musical da canção

 

Características melódicas  

 

A melodia está na tonalidade de mi menor harmónica (com sensível, i.e. o sétimo grau está alterado ascendentemente, apesar de também aparecer o sétimo grau não alterado, sugerindo o modo de lá) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2  – Si 3]. A tonalidade de mi m é fortemente sentida no final da primeira frase, melodicamente através da resolução sensível - tónica (ré# - mi) e harmonicamente pelo encadeamento V – I (Cadência Perfeita).

A melodia é constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª (m e M), na 1ª frase, e de 2ª (m e M), 3ª m e 4ª Perfeita na 2ª frase. A parte B apresenta um contorno melódico em arco, iniciando-se a frase no 1º grau (Mi), alcançando a nota mais aguda, o 5º grau (Si), e realizando depois um movimento descendente por graus conjuntos.

Refira-se o caráter não finalizante da parte B por contraste com o caráter conclusivo da parte A.

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.

O ritmo é silábico (com excepção da inflexão na palavra “comeu”) e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, por vezes terminando com mínimas, momentos de repouso que determina o final das frases. Toda a canção está construída sobre um motivo rítmico repetido em todas as frases.

O andamento é moderado (Andante), sem variações. 

 

Forma

 

Forma ternária (ABA).

A melodia divide-se em duas partes, repetindo-se a primeira (ABA). A parte A é constituída por (ab) e a parte B por (cd), correspondendo à forma do poema.

 

Arranjo/Instrumentação

 

O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABA Interl. ABA Coda.

Inicia-se com uma introdução instrumental de 8 compassos, seguida pela melodia cantada. Tudo se repete, com uma instrumentação diferente, terminando o arranjo com uma coda de 16 compassos, composta pela introdução tocada duas vezes. 

A instrumentação inclui sempre um piano e, ainda, uma flauta que dobra a melodia, um baixo elétrico e uma bateria acrescentados apenas na repetição da canção.

Song pdf
Download
Score
Lyrics

O Lagarto

 

Vejam que janota

o lagarto vem!

Parece um ministro.

Irá a Belém?

Vem do costureiro?

Vem de trabalhar?

Que pergunta tola:

vem só de almoçar.

E que bem comeu

o nosso janota!

Quem seria o parvo

que pagou a conta?

TAGS
animais lagarto aparência valores
A Minha Lista