This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

Authored songs

O Lagarto

O Lagarto é um poema de Eugénio de Andrade musicado por Manuela Encarnação.

Este poema pertence a uma coleção de poemas para crianças, dedicados pelo poeta ao seu afilhado Miguel, publicados em 1986 sob o título Aquela nuvem e outras.

No poema, apesar de escrito para crianças, encontramos uma crítica ao mundo da política pela comparação do lagarto a um ministro, “janota”, não de vir trabalhar, mas de almoçar, ficando no ar a pergunta “Quem seria o parvo que pagou a conta?”.

Select format Video | Audio:
Voice and accomp.
Accompaniment
Melody and accomp.
Pauta
Análise musical da canção

 

Características melódicas  

 

A melodia está na tonalidade de mi menor harmónica (com sensível, i.e. o sétimo grau está alterado ascendentemente, apesar de também aparecer o sétimo grau não alterado, sugerindo o modo de lá) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2  – Si 3]. A tonalidade de mi m é fortemente sentida no final da primeira frase, melodicamente através da resolução sensível - tónica (ré# - mi) e harmonicamente pelo encadeamento V – I (Cadência Perfeita).

A melodia é constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª (m e M), na 1ª frase, e de 2ª (m e M), 3ª m e 4ª Perfeita na 2ª frase. A parte B apresenta um contorno melódico em arco, iniciando-se a frase no 1º grau (Mi), alcançando a nota mais aguda, o 5º grau (Si), e realizando depois um movimento descendente por graus conjuntos.

Refira-se o caráter não finalizante da parte B por contraste com o caráter conclusivo da parte A.

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.

O ritmo é silábico (com excepção da inflexão na palavra “comeu”) e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, por vezes terminando com mínimas, momentos de repouso que determina o final das frases. Toda a canção está construída sobre um motivo rítmico repetido em todas as frases.

O andamento é moderado (Andante), sem variações. 

 

Forma

 

Forma ternária (ABA).

A melodia divide-se em duas partes, repetindo-se a primeira (ABA). A parte A é constituída por (ab) e a parte B por (cd), correspondendo à forma do poema.

 

Arranjo/Instrumentação

 

O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABA Interl. ABA Coda.

Inicia-se com uma introdução instrumental de 8 compassos, seguida pela melodia cantada. Tudo se repete, com uma instrumentação diferente, terminando o arranjo com uma coda de 16 compassos, composta pela introdução tocada duas vezes. 

A instrumentação inclui sempre um piano e, ainda, uma flauta que dobra a melodia, um baixo elétrico e uma bateria acrescentados apenas na repetição da canção.

Song in pdf
Download
Score
Lyrics

O Lagarto

 

Vejam que janota

o lagarto vem!

Parece um ministro.

Irá a Belém?

Vem do costureiro?

Vem de trabalhar?

Que pergunta tola:

vem só de almoçar.

E que bem comeu

o nosso janota!

Quem seria o parvo

que pagou a conta?

TAGS
animals, lizard
My List