A melodia inicia-se na tonalidade de Lá M mas termina na tonalidade de Dó M. Dado que atravessa diversos ambientes harmónicos justifica-se a não armação da clave.
Tem um âmbito de 7ª maior [Sib 2 - Lá 3] e é constituída por graus conjuntos e disjuntos.
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª (m e M).
A melodia está escrita no compasso simples 4/4.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias.
As frases melódicas alternam-se no sentido descendente e ascendente, existindo um silêncio entre elas de quatro tempos. No final de cada verso é realçada a articulação soletrada em staccato.
O andamento tem duas fases distintas: na primeira parte é lento (Adagio) e na segunda parte que se repete é rápido (Allegro). Tenta-se traduzir a postura do gato sonolento e também do gato veloz e das brincadeiras.
Forma Binária (AA’).
A secção A repete-se com dois andamentos distintos (A e A’), sendo iniciada e separada por um interlúdio instrumental.
O arranjo segue o plano formal seguinte:
Introdução | A | Interlúdio | A’.
O arranjo desta canção inicia-se num ambiente de “mistério” à procura do gato. O acompanhamento do piano é realizado quase na sua totalidade em staccato, excetuando nos últimos quatro compassos de cada secção.
Onde está o gato?
Dentro do sapato?
Anda atrás do pato
ou caiu do pote?
Anda no jardim
à roda do pudim.
Dó si dó ré mi
dó si dó ré mi
[repete]