A melodia está na tonalidade de Sol# menor (sem sensível, podendo por isso ser considerada uma melodia no modo de lá) e tem um âmbito de 10ª menor [Sol# 2 – Si 3 ].
A 1ª parte tem intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª m, 4ª P, 5ª P e 6ª menor. A parte central, cantada a duas vozes em paralelos de 4ª P, é integralmente constituída por graus conjuntos. Na última parte, tem 4 motivos que começam por um portamento entre duas notas a intervalo de 3ªm (Ré# 4 - Fá# 4) e staccato sobre duas notas da melodia.
A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e todos os motivos rítmicos estão escritos com semínimas e/ou mínimas e separados por pausas.
O andamento é rápido (Allegro), sem variações.
A melodia divide-se em três partes de dimensões diferentes, repetindo-se a 2ª parte de acordo com o esquema: ABBCCBB.
A parte A é constituída por (aa'a''a'), cada um com quatro compassos, e a parte B é constituída por (bb’b’b), num total de 8 compassos que se repetem integralmente, mas com outro texto. A parte C consta da execução, em 8 compassos, de um ostinato baseado numa 3ª M, e também se repete com outro texto.
O autor opta por designar a parte BB por Refrão, pelo que a forma será: A Refrão BB Refrão
O arranjo segue o plano formal seguinte: Intro A Refrão BB Refrão
Esta é uma canção que explora elementos tímbricos não convencionais, através da utilização de sons criados por sintetizadores analógicos/vintage e processamento digital de amostras de áudio de natureza mais "ruidosa". Há um uso intencional de timbres com um caráter mais "mecânico" e "retro" capazes de conferir uma cor tímbrica ao universo sugerido, em fusão com timbres mais convencionais. Na parte A, a melodia está dobrada com os Xilofones. Há ainda uma prevalência de timbres percussivos (xilofones) e Blips durante toda a canção. A ideia de movimento contínuo é sugerida pela sobreposição de padrões rítmicos (loops) criados para o efeito. É uma peça que mistura elementos acústicos com apontamentos eletrónicos de forma a conferir alguma contemporaneidade à música.
Quem vem barulhento
quem vem a dançar vem
Quem vem muito alto
com som de metais vem
Mas que som é? Soa muito bem
É a dança lenta do robot
Lentamente dança e sorri
gira a cabeça faz bip bip
Sobe a mão, vira o pé
Olha, sorri, pisca a luz
É a dança do robot azul
Gira a cabeça faz bip bip
Pisca luzes gosta de girar
dança lentamente sem parar