A melodia está na tonalidade de Sib M e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Sib 2 – Sib 3 ].
É constituída essencialmente por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª (m e M).
A primeira frase da canção divide-se em duas partes, podendo reconhecer-se a primeira como uma forma de pergunta, a que se segue a resposta na segunda parte da mesma, identificável pelo texto Larau-larau-larito.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e escrito em semínimas e colcheias. Todas as frases começam em anacruse.
O andamento é lento e sem variações de tempo.
Forma binária (AB).
O conjunto AB é cantado cinco vezes, de acordo com o número de estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd | AB AB AB AB | Coda ||
Na introdução destaca-se o saxofone tenor com um tema melódico em jeito de improviso.
Quanto à instrumentação pode ouvir-se uma forma comum das formações de jazz, o quarteto. Este quarteto é constituído pela secção ritmica, incluindo-se aqui a bateria, contrabaixo e piano, e um instrumento solista, neste caso, o saxofone tenor.
Corre menina à beira do mar
corre, corre, pela praia fora
que belo dia que está, não está
e o primeiro a chegar não perde
Andam as ondas a rebentar
e o relógio a marcar horas
a sombra é quente, e quase não há
e o sol a brilhar já ferve
Corre a menina à beira do mar
corre enquanto a gaivota voa
vem o menino para a apanhar
e a menina sentindo
Anda o barquinho a navegar
vem do Porto pra Lisboa
foge a menina da beira mar
foge logo quando a maré sobe
Andam a brincar
na praia do mar
as ondas do mar
andam a rebentar
na praia do mar
andam a brincar
as ondas do mar
andam a rebentar
as ondas do mar
andam a rebentar
E é tão bonita a onda que vem
como a outra que vejo ao fundo
a espuma branca que cada tem
é a vida de todo o mundo