A melodia está na tonalidade de Sib Maior e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Sib 2 – Sib 3].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M) e 6ª (m e M) e de 4ª P.
Na primeira frase (a), predomina a movimentação por graus conjuntos e 3ªs, na segunda parte da frase.
Na segunda frase (b), e após um singular salto inicial ascendente (de 6ª M), os graus conjuntos impõem-se em toda a frase.
Na terceira frase (c), voltamos a começar com saltos maiores, que coincidem com as notas do arpejo do acorde da tónica, regressando aos movimentos por graus conjuntos no final da frase.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária .
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em colcheias e semínimas.
O andamento é Allegretto (semínima=104), sem variações.
Forma estrófica (A) que se repete.
A melodia divide-se em três frases que se repetem em cada uma das três estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introdução | A | A | A | Coda.
O arranjo, de sonoridade acústica nas percussões e com a guitarra elétrica a salientar-se, tem uma textura progressivamente mais densa. Inicia-se com uma introdução onde ouvimos as percussões, às quais se juntam o baixo e a guitarra com efeitos, acompanhando a melodia. A instrumentação é mantida até ao final da canção, com uma dinâmica crescente de estrofe para estrofe.
A barata diz que tem sapatinhos de veludo.
É mentira da barata, ela tem é o pé peludo.
Ah ah ah oh oh oh,
ela tem é o pé peludo!
A barata diz que tem sapatinhos de fivela.
É mentira da barata, os sapatos não são dela.
Ah ah ah oh oh oh,
os sapatos não são dela!
A barata diz que tem uma cama de marfim.
É mentira da barata, ela dorme é no jardim.
Ah ah ah oh oh oh,
ela dorme é no jardim!