"Barata" é uma palavra que pode nomear ou significar coisas diferentes. Para além do inseto, pode ser uma coisa barata ou pode ser um apelido. Também as vogais da língua portuguesa podem ser usadas de muitas formas, sendo o rir uma das mais interessantes, na nossa opinião. Que achas?
Convidamos-te a conhecer o José Barata Moura, com quem vais poder praticar as tuas vogais em várias cores e tons. Os Gargalhofas, para rires à vontade... e com todas as vogais.
Há muitas espécies de baratas conhecidas, mas nenhuma chamada "tonta"... ou haverá?
A Barata tonta do António Zambujo pode dar-nos mais pistas sobre o que isso é! Não vale a pena ficares desorientado.
Há milhares de espécies de baratas, um inseto que existe na Terra há mais de 300 milhões de anos, Uma das características dos artrópodes é o exoesqueleto, um esqueleto externo, que geralmente é formado por quitina, uma substância que protege as baratas e os outros insetos. Para saberes mais e ficares a conhecer uma das muitas versões brasileiras da canção da barata visita esta página.
Uma das formas de olhar para a história da barata, com sentido de humor, é ver como nem sempre aquilo que dizemos corresponde ao que os outros veem. Será que somos capazes de nos rir de nós mesmos quando é preciso?
Aqui está um desafio para que tu e e os teus colegas possam cultivar e desenvolver o vosso sentido de humor e de representação. São coisas que os outros irão ter de desvendar, melhor ou pior, claro: primeiro, selecionem provérbios ou ditos da sabedoria popular e depois, através da mímica e do movimento (sem palavras), tentem adivinhar o que cada um está a "representar".
Aqui estão alguns exemplos, relacionados com o rir e o riso, para poderem começar este jogo de mímica:
- Rir é o melhor remédio
- O último a rir é quem ri melhor
- Muito riso, pouco siso.
Sabes que a inspiração pode vir de outras manifestações artísticas. Vale a pena, não só por isso, mas por pura diversão, espreitar as criações que se seguem:
A barata diz que tem sapatinhos de veludo.
É mentira da barata, ela tem é o pé peludo.
Ah ah ah oh oh oh,
ela tem é o pé peludo!
A barata diz que tem sapatinhos de fivela.
É mentira da barata, os sapatos não são dela.
Ah ah ah oh oh oh,
os sapatos não são dela!
A barata diz que tem uma cama de marfim.
É mentira da barata, ela dorme é no jardim.
Ah ah ah oh oh oh,
ela dorme é no jardim!