(Nota: Dado tratar-se de um ciclo de canções, e não obstante a canção poder ser trabalhada individualmente ou integrada, deve referir-se que esta canção faz parte de uma obra constituída por sete canções.)
Reconhecer e diferenciar as partes instrumentais e cantadas para entender a forma.
Dialogar sobre os timbres e instrumentos que se ouvem na peça.
Dialogar sobre o texto cantado.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro só com o texto declamado expressivamente e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
3. Reconhecer e praticar a entrada das vozes utilizando as versões de voz e acomp. e de acompanhamento, de modo a apropriar-se a forma da canção.
4. Conforme proposto na partitura, enfatizar a pergunta/resposta dos versos:
- Não me apresentas essa pessoa?
- Claro que sim: é a leoa!
5. Interpretar a canção completa de forma expressiva.
Esta canção é a primeira de um conjunto de 7 canções da obra "Canto em ti", concebido e composto para o Cantar Mais pela compositora Sara Carvalho. Poderá ser apresentada em conjunto com as restantes canções do ciclo, num espetáculo que poderá assumir a forma de um teatro musical.
Neste sentido, partindo de elementos presentes nas letras das canções ou outros inventados, poderá ser acrescentado à interpretação desta canção:
Sobre a compositora Sara Carvalho e a Orquestra Filarmonia das Beiras, que interpretou a peça.
Sobre a autora do poema, Luísa Ducla Soares.
É uma jovem
Muito engraçada,
Não usa roupa
Não usa nada.
É uma jovem
Mas nada fraca
Come ao almoço
Quase uma vaca.
É uma jovem
Com lindos dentes,
Toda lourinha,
Nunca viu pentes.
É uma jovem
Bem elegante.
Mas mete medo
Ao elefante.
- Não me apresentas
Essa pessoa?
Claro que sim:
É a leoa!