Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Canto em ti - 1. Quem é ela?

Canção que faz parte da obra "Canto em ti", concebido e composto para o Cantar Mais pela compositora Sara Carvalho com poemas de Luísa Ducla Soares. A obra é constituída por um conjunto de sete canções e quatro pequenos interlúdios instrumentais, designados por "buracos negros", que funcionam como elementos de interligação.

OUVIR

(Nota: Dado tratar-se de um ciclo de canções, e não obstante a canção poder ser trabalhada individualmente ou integrada, deve referir-se que esta canção faz parte de uma obra constituída por sete canções.) 

 

 

Ouvir +

 

  • Reconhecer e diferenciar as partes instrumentais e cantadas para entender a forma.

  • Dialogar sobre os timbres e instrumentos que se ouvem na peça.

  • Dialogar sobre o texto cantado.

 

Fazer +

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro só com o texto declamado expressivamente e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura ( sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
  • Para auxiliar a aprendizagem da canção e aprender a estrutura musical (forma), podem associar-se a melodias iguais movimento/gestos semelhantes.
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.
  • Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos improvisando eventuais acompanhamentos para as canções.

 

3. Reconhecer e praticar a entrada das vozes utilizando as versões de voz e acomp. e de acompanhamento, de modo a apropriar-se a forma da canção.

 

4. Conforme proposto na partitura, enfatizar a pergunta/resposta dos versos: 

 

- Não me apresentas essa pessoa?

- Claro que sim: é a leoa!

 

5. Interpretar a canção completa de forma expressiva. 

 

Criar +

 

Esta canção é a primeira de um conjunto de 7 canções da obra "Canto em ti", concebido e composto para o Cantar Mais pela compositora Sara Carvalho. Poderá ser apresentada em conjunto com as restantes canções do ciclo, num espetáculo que poderá assumir a forma de um teatro musical.

 

 

Neste sentido, partindo de elementos presentes nas letras das canções ou outros inventados, poderá ser acrescentado à interpretação desta canção:

 

  • Diálogo falado;
  • Gestos;
  • Representação;
  • Dança ou movimento;
  • Cenários e adereços;
  • Projeções multimédia;
  • Personagens...

 

Saber +

 

Sobre a compositora Sara Carvalho e a Orquestra Filarmonia das Beiras, que interpretou a peça. 

Sobre a autora do poema, Luísa Ducla Soares.

 

 

 

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

1. Quem é ela?

 

É uma jovem

Muito engraçada,

Não usa roupa

Não usa nada.

 

É uma jovem

Mas nada fraca

Come ao almoço

Quase uma vaca.

 

É uma jovem

Com lindos dentes,

Toda lourinha,

Nunca viu pentes.

 

É uma jovem

Bem elegante.

Mas mete medo

Ao elefante.

 

- Não me apresentas

Essa pessoa?

Claro que sim:

É a leoa!

TAGS
Sara Carvalho, Luísa Ducla Soares, animais, leoa
A Minha Lista