Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Blues do fim do verão

A canção "Blues do fim do verão" integra o Ciclo de canções "Quatro Estações - Cantar Mais Jazz". Com letra e música do guitarrista e investigador José Dias, esta canção assume a forma de um Blues com inspiração nos Blues do Mississipi, onde poderemos imaginar um diálogo entre a voz e harmónica sobre o fim das férias de verão e dos dias de sol, enquanto o regresso à escola se aproxima já com um cheiro a outono. 

Ouvir

 

Neste arranjo é possível escutar diferentes instrumentos: o contrabaixo, a bateria, a guitarra elétrica, a harmónica e o órgão (Hammond). Habitualmente, no jazz há um instrumento solista que improvisa. Nesta canção, o instrumento solista é a harmónica cromática, tocada por Gonçalo Sousa. Podes escutar aqui um excerto de uma outra música tocada com este pequeno instrumento, integrado num quarteto de jazz.

.
Contrabaixo
.
Guitarra
.
Bateria
.
Harmónica
.
Hammond

Ouvir +

 

Já que estamos a falar do verão, aproveitamos para dar a conhecer uma das canções do repertório jazz mais tocadas e cantadas de sempre, Summertime. Na versão original, é uma ária do compositor americano George Gershwin, da sua ópera Porgy and Bess, de 1935. Esta canção, deu origem a dezenas de versões diferentes, sendo interpretada por quase todos os grandes nomes do jazz, como Miles Davis, Coltrane, Ella Fitzgerald com Louis Armstong, Billie Holiday e tantos outros. Como confirmação de uma canção intemporal, deixamos uma versão de 2020 cantada por Lana Del Rey.

 

Conhecer +

 

O Blues está associado à historia norte-americana e a sua origem remonta ao final do século XIX e início do século XX, quando os descendentes de africanos escravizados, que tinham estabelecido residência na região do Delta do Mississipi, expressavam as suas tristezas, lutas e esperanças através da música. Alguns autores afirmam mesmo que o Blues nasceu naquele Delta. 

Utilizando instrumentos simples, como guitarras, harmónicas e as suas próprias vozes, criaram canções que retratavam a sua experiência de vida, enfrentando adversidades e opressão.

Deixamos aqui um documentário com uma breve história do blues e uma playlist com vários Delta Blues para ilustrar e dar som a este parágrafo.

 

Fazer 

 

Na secção Ensinar e Aprender encontrará um conjunto de sugestões, estratégias e formas de fazer diversificadas. Para esta canção sugerimos alguns passos: 

 

  • Ouvir a canção com a partitura de forma a apropriar-se da música.
  • Identificar as frases melódicas da canção.
  • Verificar a relação do texto com o ritmo e com a melodia.
  • Cantar a canção com o acompanhamento áudio de forma a interiorizar o tempo e a estrutura da canção.
  • Estalar os dedos enquanto cantam a canção. 
  • Trabalhar com particular atenção e dar enfase à utilização da blue note enquanto característica do blues e do jazz, como assinalado na imagem. 

 

A escala de Blues

 

Como o nome sugere, esta é a escala musical frequentemente utilizada no blues, derivada da forma original de cantar, a qual lhe confere um toque de tristeza e emoção. Na imagem seguinte, podes verificar a diferença entre a escala diatónica (7 notas) e a escala de Blues (6 notas), sendo que a nota assinalada com um círculo tem a designação de blue note, como mencionado anteriormente. Logo a seguir, podes ouvir a diferença entre as duas escalas.

.
Escala Diatónica(Dó)
.
Escala de Blues (Dó)
Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Blues do fim do verão

 

Mas porque é que acaba sempre o verão?

Mas pra onde é que os dias vão?

É a minha estação preferida

A mais alegre e colorida

Mas porque é que acaba sempre o verão?

 

Mas porque é que acaba sempre o verão?

Afinal quantos meses são?

Fazer castelos na areia

Ou espreguiçar a tarde inteira

Mas porque é que acaba sempre o verão?

 

Mas porque é que acaba sempre o verão?

Vamos nós ter saudades dele ou não?

Esperar mais uns onze meses

E ver o sol, mas só às vezes

Mas porque é que acaba sempre o verão?

TAGS
Verão, férias, José Dias, jazz, blues, harmónica, Cantar Mais Jazz, Estações
A Minha Lista