Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Blues do fim do verão

A canção "Blues do fim do verão" integra o Ciclo de canções "Quatro Estações - Cantar Mais Jazz". Com letra e música do guitarrista e investigador José Dias, esta canção assume a forma de um Blues com inspiração nos Blues do Mississipi, onde poderemos imaginar um diálogo entre a voz e harmónica sobre o fim das férias de verão e dos dias de sol, enquanto o regresso à escola se aproxima já com um cheiro a outono. 

Expressão plástica

 

As estações do ano são períodos distintos que marcam a transformação cíclica da natureza ao longo do ano. Noutras latitudes podem ser diferentes, mas na nossa região do globo, são estas quatro: 

  • A primavera é uma estação de renascimento, quando as flores desabrocham, as árvores ganham folhas verdes e a vida animal se torna mais ativa.
  • O verão traz calor e longos dias ensolarados, convidando a momentos de lazer ao ar livre.
  • O outono é marcado pela queda das folhas das árvores, pintando a paisagem com tons quentes e dourados.
  • Por fim, o inverno traz temperaturas mais frias e, muitas vezes, neve, convidando as pessoas a aconchegarem-se junto ao calor das lareiras e a desfrutarem da serenidade que essa estação traz.

Propomos que, em conjunto com o professor e a partir da descrição feita anteriormente, dês cor e forma às imagens que cada estação te sugere. Pode ser através do desenho, da fotografia, da pintura, da colagem ou outra forma de criar que consideres. 
Se quiseres ser mais ousado poderás utilizar esta ferramenta de inteligência artificial (IA) para criar uma imagem inspiradora que sirva de base ao teu trabalho. Para que resulte bem, escreve uma boa descrição do que queres e depois ela será convertida em imagem.  

 

Ambiente e natureza

 

Neste vídeo, podes aprender sobre as estações do ano, considerando aspetos como a distância ao Sol, o movimento de rotação da Terra, a sua inclinação, ou outras tantas curiosidades, como o equinócio ou solstício.

 

 

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Blues do fim do verão

 

Mas porque é que acaba sempre o verão?

Mas pra onde é que os dias vão?

É a minha estação preferida

A mais alegre e colorida

Mas porque é que acaba sempre o verão?

 

Mas porque é que acaba sempre o verão?

Afinal quantos meses são?

Fazer castelos na areia

Ou espreguiçar a tarde inteira

Mas porque é que acaba sempre o verão?

 

Mas porque é que acaba sempre o verão?

Vamos nós ter saudades dele ou não?

Esperar mais uns onze meses

E ver o sol, mas só às vezes

Mas porque é que acaba sempre o verão?

TAGS
Verão, férias, José Dias, jazz, blues, harmónica, Cantar Mais Jazz, Estações
A Minha Lista