Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Vamos Construir Uma Cidade - 4. A Cidade Difícil

‘Vamos Construir Uma Cidade’ é um projecto para as escolas do ensino básico concebido a partir da ópera escolar de Paul Hindemith, Wir Bauen Eine Stadt e resultou da criação de uma versão portuguesa que privilegiou os temas de sensibilização ambiental.

 

Em “A Cidade Difícil” ouvem-se as queixas das crianças relativamente a situações difíceis que existem na vida das cidades.

Proposta de atividades para a aprendizagem das canções

 

  • Criar um ambiente para a contextualização das canções, por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
  • Relacionar as canções com a vida do dia a dia.
  • Pedir às crianças que inventem movimentos/ posturas/ gestos que se relacionem com o tema das canções.
  • Organizar os movimentos das crianças por grupos (de tipo de gesto/movimento) alternando a apresentação de uns e outros, de forma a que todos conheçam os movimentos dos vários grupos.
  • Fazer os movimentos acompanhando uma pulsação estabelecida pelo professor ou por uma música.
  • Com o áudio fornecido, fazer os movimentos selecionados pedindo às crianças que acompanhem o ritmo  da música (pulsação, tempo ou outro).
  • Definir momentos da canção em que o movimento, respeitando a pulsação, alterna com outros mais livres.
  • Com as crianças em círculo, introduzir o texto da canção:  o professor diz uma frase com o ritmo e as crianças repetem.
  • As frases ritmicamente iguais podem ser trabalhadas em conjunto (ver letra das canções e respetivas legendas).
  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura ( sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Repetir esta estratégia para a aprendizagem da melodia da canção.
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
  • Para auxiliar a aprendizagem da canção e aprender a estrutura musical (forma), podem associar-se a cores iguais  movimento/gestos semelhantes (ver texto das canções e respetivas legendas).
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.
  • Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos improvisando eventuais acompanhamentos para as canções.

 

 

(Estas propostas fazem parte integrante do conteúdo multimédia preparado para acompanhar a versão portuguesa de Eugénio Sena da obra de Hindemith, publicada na Separata da Revista de Educação Musical nº 136, da APEM.)

Pauta
Letra

4. CANÇÃO

(A cidade difícil)

 

(Uma criança)

Nesta cidade as casas são demais

Olho em frente e nem posso respirar

Oiço ao meu lado vizinhos a falar

E se quero ir para a rua para brincar

(Todos)

-Tu nunca sabes para onde vais!

 

(Outra criança)

Nesta cidade não dá para passear

Vou pelo passeio e tenho um carro à frente

Quero um jardim mas não há nenhum para mim

E se na rua estou, vou respirar

(Todos)

- A poluição do ambiente

A Minha Lista