Partindo do título da obra, estabeleça um diálogo informal sobre o conceito de cidade, meio urbano e das suas características nas diferentes dimensões que considerar relevantes, sociais, arquitetónicas, ambientais, comerciais, industriais, entre outras. No seguimento, introduza os conceitos de Meio Urbano e Meio Rural, explorando com as crianças as diferenças mais evidentes.
A partir de indutores visuais [Urbano] [Rural], proponha às crianças criar uma pequena paisagem sonora [Exemplos 1 2 3 ] para cada um dos conceitos, recorrendo a timbres vocais, do corpo, instrumentos e objectos diversos.
Introduza também o conceito de Poluição Sonora e dialogue sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e também de que modo o ruído pode ter influência na aprendizagem.
Sugerimos a audição da obra de Steve Reich, City life.
Explore os textos da obra no seu sentido geral, na sua organização, vocabulário, entre outras dimensões que considere oportunas.
Introduza o conceito de maquete e, dentro das suas possibililades, programe a construção de uma pequena maquete da cidade imaginada pelas crianças.
Faça uma pesquisa na web e permita às crianças um exercício de criatividade sem limites de formas e cores.
4. CANÇÃO
(A cidade difícil)
(Uma criança)
Nesta cidade as casas são demais
Olho em frente e nem posso respirar
Oiço ao meu lado vizinhos a falar
E se quero ir para a rua para brincar
(Todos)
-Tu nunca sabes para onde vais!
(Outra criança)
Nesta cidade não dá para passear
Vou pelo passeio e tenho um carro à frente
Quero um jardim mas não há nenhum para mim
E se na rua estou, vou respirar
(Todos)
- A poluição do ambiente