Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Autor

Quem espera

O tema “Quem espera” é baseado em dois provérbios: “quem espera, sempre alcança” e “quem espera, desespera”.

Para ilustrar o contraste, o autor colocou dois coros a cantá-los de uma forma em que estes se vão encontrando e desencontrando, cantando, por vezes, as palavras “quem espera” simultaneamente e, até, em uníssono, mas deixando sobressair o contraste rítmico.

A acompanhá-los, camadas minimalistas de piano e instrumentos de percussão, inspiradas por peças minimalistas de Steve Reich, vão-se também encontrando e desencontrando.

A harmonia é formada essencialmente por acordes compostos por quartas e quintas perfeitas, com o objetivo de dar à música um caráter austero e pouco emotivo, deixando espaço a que os elementos rítmicos tenham maior preponderância. 

 

Ouvir

 

Steve Reich serviu de inspiração para a composição desta canção, propomos escutar algumas peças do referido autor.

 

1. Proverb é uma composição musical de Steve Reich para três sopranos, dois tenores, dois vibrafones e dois órgãos elétricos. "How small a thought it takes to fill a whole life!" é o texto em forma de provérbio que se ouve durante a peça em diferentes variações e transformações.

2. Six Marimbas, como o nome indica, trata-se de uma peça interpretada por seis marimbas. 

3. Nagoya Marimbas, para duas marimba, como noutras peças do autor é baseada, em padrões melódicos que se repetem e evoluem melódica e ritmicamente. 

 

 

 

Fazer 

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.

 

3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção, sugerimos por versos. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior). 

 

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Quem espera

 

Quem espera, desespera.

Quem espera, sempre alcança.

TAGS
José Eduardo Figueiredo, provérbios, Concurso Composição
A Minha Lista