Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Autor

O pastor

O pastor é um poema de Eugénio de Andrade musicado por Manuela Encarnação.

Este poema pertence a uma coleção de poemas para crianças, dedicados pelo poeta ao seu afilhado Miguel, publicados em 1986 sob o título Aquela nuvem e outras.

"O pastor" é um pequeno poema de grande sensibilidade, em forma de diálogo. Um diálogo que pode representar o início a uma bela amizade.

Língua portuguesa

 

Experimenta recriar este diálogo reescrevendo e cantando-o com outras perguntas e outras respostas.

Podes imaginar um ambiente diferente ou com personagens diferentes, por exemplo, substituindo o pastor por um pintor... ou até uma conversa entre dois animais, transformando esta história numa fábula.

 

Expressão dramática

 

Usando como pano de fundo sonoro a versão instrumental desta canção, conta uma história sem palavras, usando apenas gestos, movimentos ou mímica, representando uma situação inicial de solidão que evolui para uma descoberta da amizade.

 

Música em movimento

 

Com a versão instrumental da canção, e depois de sentir e identificar o ritmo do "caminhar" da música, movimentem-se pelos espaços da sala ou do recreio, com um pastor a dirigir pelos caminhos as suas ovelhas. Divirtam-se e não percam o tempo.

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

O pastor

 

- Pastor, pastorinho,

onde vais sozinho?

- Vou àquela serra

buscar uma ovelha.

 

- Porque vais sozinho,

pastor, pastorinho?

- Não tenho ninguém

que me queira bem.

 

- Não tens um amigo?

Deixa-me ir contigo.

TAGS
Eugénio de Andrade, natureza, animais, amizade
A Minha Lista