A canção é aqui apresentada em duas versões cantadas.
A interpretação original de MARO, a criadora da canção, é feita no registo característico da sua voz e do seu estilo inconfundível.
Para a aproximar mais da tessitura vocal das crianças, o Cantar Mais preparou uma versão noutra tonalidade, com outra intérprete.
Sugerimos que se ouçam as duas interpretações da canção e se aproveite para caracterizar e dialogar sobre as características de timbre, de tessitura, de inflexão e entoação da linha melódica.
Para acompanhar esta declaração de carinho e confiança entre a criança e a sua mãe é preparado um certo ambiente sonoro e musical.
De que forma se conjugam o timbre e o acompanhamento do piano, o tempo e o ritmo da canção e a forma de entoar o poema, para criar este ambiente?
Para aprender e ganhar familiaridade com as palavras e motivos melódicos, experimentar entoar (com ou sem as palavras) alguns dos motivos melódicos que se vão ouvindo, de forma mais ou menos livre.
Para servir de suporte a esta exploração da musicalidade das palavras, propomos este ambiente sonoro onde vão aparecendo os motivos melódicos:
A melodia da canção, no andamento em que é interpretada, pode ser facilmente aprendida e reproduzida no teclado do piano e, depois, ser tocada acompanhada pela versão instrumental da canção.
É uma forma interessante de perceber os intervalos ou saltos entre as notas, e estabelecer a relação destes movimentos com a sua representação na pauta musical.
Aqui está um tutorial para ajudar na aprendizagem.
(Nota: para facilitar a percepção da melodia as notas no piano soam uma oitava acima do que está escrito.)
Uma forma de enriquecer timbricamente o acompanhamento da canção: nas lâminas de um Metalofone ou de um Xilofone, com a suavidade que a canção exige, podem ser aprendidos e reproduzidos alguns motivos melódicos, como se mostra a seguir.
Uma interpretação que implica um desenvolvimento da sensibilidade da escuta e atenção à simetria dos movimentos melódicos.
O contraste das linhas de movimento melódico (ascendentes, descendentes e outras) poderá ser sentido de um modo mais marcante.
Vejamos como soa:
Canções de embalar do mundo:
Public Radio International:
Livro de canções e CD sobre canções de embalar do mundo:
Fecho os olhos devagar
E começo a dormir
Oiço a voz da minha mãe que está aqui
“Nos meus braços estás em paz
Não duvides, meu amor
Ouve a voz da tua mãe que está aqui
Não há nada que vá
Assustar-te, meu bem
Estás seguro aqui
Nos meus braços de mãe”
Fecho os olhos devagar
E começo a dormir
Oiço a voz da minha mãe que está aqui
(Uh...)