Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Tradicionais

Alecrim

Alecrim é uma canção tradicional portuguesa recolhida na região do Baixo Alentejo, com temática alusiva à natureza e ao amor.

MOVIMENTO E AUDIÇÃO

 

FORMA

 

Jogo do “ouvido sabichão”: atividade auditiva orientada a partir da versão áudio Melodia e acompanhamento:

  • O professor inicia o jogo proporcionando às crianças uma primeira audição com a versão áudio Melodia e acompanhamento, na sua totalidade; em seguida, questiona se conhecem a melodia que está 'escondida'.
  • Após a audição da versão áudio, o professor canta com sílaba neutra, a primeira frase melódica. As crianças respondem em eco. O professor esclarece que interpretaram a primeira frase da melodia da canção (A). Repete o mesmo processo para a frase B.
  • De seguida, o professor sugere que as crianças, ao ouvirem as frases A e a B, criem uma posição corporal diferente para cada uma delas.
  • No grupo é escolhida uma destas posições para a A e outra para B e, depois, todos imitam.  A seguir interpretam a canção fazendo as posições combinadas.
  • Em seguida, o professor pergunta quantas vezes fizeram as posições A e B. O resultado pode ser registado graficamente.

 

INTERPRETAÇÃO

 

Depois de saberem a canção sugere-se que usem contrastes dinâmicos e contrastes de articulação na interpretação. Por exemplo, A forte, A piano, B forte e B piano, ou AA  muito staccato e BB muito legato, ou ainda crescendo e diminuendo.

 

 

CRIAÇÃO

 

  • Atividade de criação de um ambiente sonoro campestre.
  • Para esta atividade propõe-se a constituição de pequenos grupos de trabalho (4 elementos por grupo), estipulando-se para cada grupo um líder e orientações para a concretização da tarefa, a concluir em 30 minutos. Cada grupo explora e cria ambientes sonoros que possam acompanhar a interpretação da canção. Por exemplo usando a voz para imitar o vento, pássaros, etc., e/ ou utilizando outros objetos sonoros que se adequam ao ambiente da canção. Seria interessante o registo sonoro das criações para se ouvir o resultado sonoro.

 

SABER MAIS

 

TIMBRE

 

Atividade em torno da Orquestra Clássica: 

  • Há um conjunto de características do arranjo que nos remetem para um estilo compositivo mozartiano: a instrumentação, o acompanhamento, a harmonia, a técnica contrapontística utilizada e a coda. Todos estes elementos podem ser ouvidos na ária de Cherubino “ Voi che sapete”, integrada na ópera bufa de Mozart, Le nozze  di Fígaro (KV. 492). (Um outro exemplo da mesma obra, pela soprano Judith Halász.)
  • Dar a cada aluno uma imagem da orquestra clássica que possam colar no caderno. O professor identifica na imagem os instrumentos que estão a ver e ouvir, referindo as suas famílias de pertença (cordas, sopros de madeira e sopros de metal). Relacionar os seus tamanhos com a sua extensão. Falar sobre elementos e/ou técnicas que interferem na produção do som (ex.: palhetas simples ou duplas, bocal, boquilha, bisel, orifícios, válvulas, caixa de ressonância, arco, cordas beliscadas, cordas friccionadas, etc.).
  • Falar de W. A. Mozart e da sua vida e obra.
  • Elaborar e expor em sala de aula um cartaz informativo sobre a Orquestra Clássica.
  • Convidar um músico para executar o “Alecrim” e o tema da ária de Cherubino “Voi che sapete”.
  • Ouvir a versão áudio Acompanhamento e comparar com o arranjo interpretado pelo Opus Ensemble no disco “Temas do Cancioneiro Português” (LP 1987), identificando e nomeando os instrumentos que executam a melodia principal em ambas as versões.

 

 

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Alecrim

 

Alecrim, alecrim doirado

que nasce no monte sem ser semeado.

 

Ai, meu amor, quem te disse a ti

que a flor do monte era o alecrim?

 

Alecrim, alecrim aos molhos

por causa de ti choram os meus olhos.

 

Ai, meu amor, quem te disse a ti

que a flor do monte era o alecrim?

 

TAGS
flor natureza amor
A Minha Lista