Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Canto em ti - 4. A Pesca

"A Pesca" é a quarta canção da obra "Canto em ti", concebida e composta para o Cantar Mais pela compositora Sara Carvalho, com poemas de Luísa Ducla Soares. A obra é constituída por um conjunto de sete canções e quatro pequenos interlúdios instrumentais, designados por "buracos negros", que funcionam como elementos de interligação.

OUVIR

(Nota: Dado tratar-se de um ciclo de canções, e não obstante a canção poder ser trabalhada individualmente ou integrada, deve referir-se que esta canção faz parte de uma obra constituída por um conjunto de sete canções.) 

 

 

1. Sobre a canção

 

  • Reconhecer e diferenciar as partes instrumentais e cantadas para evidenciar e entender a forma.

  • Dialogar sobre os timbres e instrumentos que se ouvem na peça.

  • Dialogar sobre o texto cantado.

  • Escutar e reconhecer as diferenças de interpretação em diferentes frases da canção, destacando as partes "faladas/sussurradas" das partes cantadas. 

 

Fazer +

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. Sugerimos, como indutor, a utilização dos sons "s" numa aproximação ao som da serpente.

(Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro só com o texto declamado expressivamente e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado, mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves).
  • Como na canção, praticar as partes faladas/sussurradas isoladamente. Sem preocupação de estrutura, utilizar diferentes contextos e ambientes sonoros para o exercício, como os que apresentamos abaixo: o exemplo A é uma base musical com pulsação e o exemplo B uma paisagem sonora, permitindo diferentes abordagens.
  • Pode-se jogar com o alterar da profissão (pescador) tendo o cuidado de o enquadrar no número de sílabas do ritmo musical apresentado.
A
Pulsação
B
Sem pulsação

 

  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
  • Para auxiliar a aprendizagem da canção e aprender a estrutura musical (forma), podem associar-se a melodias iguais movimento/gestos semelhantes.
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.

 

3. Reconhecer e praticar a entrada das vozes utilizando as versões de Voz e acomp. e de Acompanhamento, de modo a apropriar-se a forma da canção.

 

4. Interpretar a canção completa de forma expressiva. 

 

5. Continuar a preparação deste ciclo de canções ( Canto em ti ), cantando sequencialmente as canções: 1. "Quem é ela?"  2."Casamento", 3. "Ser pente ou serpente",  por forma a consolidar a aprendizagem das canções anteriores. 

 

 

Criar +

 

 

Esta canção é a quarta de um conjunto de 7 canções da obra "Canto em ti", concebido e composto para o Cantar Mais pela compositora Sara Carvalho. Poderá ser apresentada em conjunto com as restantes canções do ciclo, num espetáculo que poderá assumir a forma de um teatro musical.

 

 

Neste sentido, partindo de elementos presentes nas letras das canções ou outros inventados, poderá ser acrescentado à interpretação desta canção:

 

  • Diálogo falado;
  • Gestos;
  • Representação;
  • Dança ou movimento;
  • Cenários e adereços;
  • Projeções multimédia;
  • Personagens...

 

Saber +

 

Sobre a compositora Sara Carvalho e a Orquestra Filarmonia das Beiras, que interpretou a peça. 

Sobre a autora do poema, Luísa Ducla Soares.

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

4. A Pesca

 

- Não pesques mais nesse rio,

Ó meu velho pescador.

Vem pescar na Internet

Com o meu computador.

 

- Já vejo no teu ecrã

Uma pescada a nadar.

Vem ajudar-me a pescá-la

Para comer ao jantar.

TAGS
pescador, Sara Carvalho, Luísa Ducla Soares, internet
A Minha Lista