Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Vamos Construir Uma Cidade - 3. Diálogo I

‘Vamos Construir Uma Cidade’ é um projecto para as escolas do ensino básico concebido a partir da ópera escolar de Paul Hindemith, Wir Bauen Eine Stadt e resultou da criação de uma versão portuguesa que privilegiou os temas de sensibilização ambiental.

 

Instrumental” onde continua o diálogo iniciado anteriormente sobre os problemas das cidades actuais.

Proposta de atividades para a aprendizagem das canções

 

  • Criar um ambiente para a contextualização das canções, por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
  • Relacionar as canções com a vida do dia a dia.
  • Pedir às crianças que inventem movimentos/ posturas/ gestos que se relacionem com o tema das canções.
  • Organizar os movimentos das crianças por grupos (de tipo de gesto/movimento) alternando a apresentação de uns e outros, de forma a que todos conheçam os movimentos dos vários grupos.
  • Fazer os movimentos acompanhando uma pulsação estabelecida pelo professor ou por uma música.
  • Com o áudio fornecido, fazer os movimentos selecionados pedindo às crianças que acompanhem o ritmo  da música (pulsação, tempo ou outro).
  • Definir momentos da canção em que o movimento, respeitando a pulsação, alterna com outros mais livres.
  • Com as crianças em círculo, introduzir o texto da canção:  o professor diz uma frase com o ritmo e as crianças repetem.
  • As frases ritmicamente iguais podem ser trabalhadas em conjunto (ver letra das canções e respetivas legendas).
  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura ( sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Repetir esta estratégia para a aprendizagem da melodia da canção.
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
  • Para auxiliar a aprendizagem da canção e aprender a estrutura musical (forma), podem associar-se a cores iguais  movimento/gestos semelhantes (ver texto das canções e respetivas legendas).
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.
  • Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos improvisando eventuais acompanhamentos para as canções.

 

 

(Estas propostas fazem parte integrante do conteúdo multimédia preparado para acompanhar a versão portuguesa de Eugénio Sena da obra de Hindemith, publicada na Separata da Revista de Educação Musical nº 136, da APEM.)

Pauta
Letra

Diálogo

A Minha Lista