Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Vamos Construir Uma Cidade - 5. Os Ruídos da Cidade

‘Vamos Construir Uma Cidade’ é um projecto para as escolas do ensino básico concebido a partir da ópera escolar de Paul Hindemith, Wir Bauen Eine Stadt e resultou da criação de uma versão portuguesa que privilegiou os temas de sensibilização ambiental.

 

Os Ruídos da Cidade” fala da poluição sonora das cidades actuais.

ESTUDO DO MEIO

 

Partindo do título da obra, estabeleça um diálogo informal sobre o conceito de cidade, meio urbano e das suas características nas diferentes dimensões que considerar relevantes, sociais, arquitetónicas, ambientais, comerciais, industriais, entre outras. No seguimento, introduza os conceitos de Meio Urbano e Meio Rural, explorando com as crianças as diferenças mais evidentes.

 

A partir de indutores visuais [Urbano] [Rural], proponha às crianças criar uma pequena paisagem sonora [Exemplos 1 2 3 ] para cada um dos conceitos, recorrendo a timbres vocais, do corpo, instrumentos e objectos diversos.

 

Introduza também o conceito de Poluição Sonora e dialogue sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e também de que modo o ruído pode ter influência na aprendizagem.

 

Sugerimos a audição da obra de Steve Reich, City life.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

Explore os textos da obra no seu sentido geral, na sua organização, vocabulário,  entre outras dimensões que considere oportunas.

 

 

EXPRESSÃO PLÁSTICA

 

Introduza o conceito de maquete e, dentro das suas possibililades, programe a construção de uma pequena maquete da cidade imaginada pelas crianças. 

Faça uma pesquisa na web e permita às crianças um exercício de criatividade sem limites de formas e cores. 

Pauta
Letra

5.  CANÇÃO

(Os ruídos da cidade)

 

Olha um autocarro, Toff toff

E ao lado um carro, bip, bip

Olha a mota atrás, Vum, vum

Todos fazem um chinfrim, Toc,toc

Quem me dera que o barulho tivesse um fim!

 

Nada há a fazer, não, não

Eu queria saber, sim, sim

Se posso viver, sim, não

Sem ter que sofrer assim, não, sim

Quem me dera que a cidade não fosse assim!

A Minha Lista