El vito é uma canção muitas vezes recriada, em diferentes versões e sonoridades.
Propomos aqui a audição desta versão com arranjo para guitarra clássica, de José de Azpiazu, esta com guitarra e castanholas e esta, com interpretação coral.
A guitarra clássica é parte integrante da cultura do Flamenco e Novo Flamenco, estabelecendo a ligação entre música erudita e música popular.
Intérpretes como Andrés Segovia, Paco de Lucia ou Vicente Amigo são alguns dos guitarristas mais reconhecidos e conceituados.
O Cajon e as Castanholas são intrumentos muito comuns na secção rítmica e acompanhamento destas danças.
Podemos ver e ouvir aqui as castanholas, ocupando o lugar de solista junto da orquestra.
Vamos agora sentar-nos à mesa com El vito.
Desafio: usar os sons que temos ao alcance da mão e acompanhar a canção.
Menu e ingredientes sonoros em diálogo:
- Um som mais grave...
- No tampo da mesa com palma da mão?
- E um timbre metálico, para contrastar...
- Colheres a chocar entre si?
- Um instrumento que já tenho?
- Palmas!
- Tudo pronto?
- Vamos começar!
Aqui está a base de acompanhamento, sem as percussões, para podermos ensaiar o acompanhamento com os nossos 'instrumentos'.
Estas propostas de acompanhamento são pontos de partida para ativar a criatividade e dar ideias.
Para além das percussões pode ainda recriar-se um acompanhamento com outros ritmos ou elementos melódicos.
Vamos agora acrescentar instrumentos para fornecer uma base harmónica?
Aqui fica uma linha do baixo que pode ser acilmente aprendida e reproduzida.
Com uma ou com ambas as 'guitarras'. Em versão acústica ou digital.
(Instrumento exemplificativo usado no vídeo:
No campo da música erudita, a Carmen de Georges Bizet é uma das obras ilustrativas da influência, na Ópera, destas sonoridades e da cultura musical de Espanha. Pode escutar-se aqui um arranjo da abertura desta ópera com as castanholas em destaque.
As óperas têm, por vezes, enredos bastante complexos que desafiam a atenção de quem assiste.
Desafio: em 4 minutos ou menos, aqui!, tentar compreender a trama e personagens desta ópera.
Con el vito vito vito
con el vito vito va
Yo no quiero que me miren
que me pongo colorá
Una malagueña fue
a Sevilla a ver los toros
Y en la mitad del camino
la cautivaron los moros
Con el vito vito vito
con el vito vito va
No me mires a la cara
que me pongo colorá
Yo no quiero que me mires
que me vas a enamorar