Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Autor

O Inverno (ME)

O Inverno é um poema de Eugénio de Andrade musicado por Manuela Encarnação.

O poema pertence a uma coleção de poemas para crianças, dedicados pelo poeta ao seu afilhado Miguel, publicados em 1986 sob o título Aquela Nuvem e Outras.

A temática do poema é o inverno associado à velhice, como se o inverno representasse o final da vida antes da renovação trazida pela primavera. Fala também do vestuário típico do inverno.

 

 

TEXTO E RITMO

 

  • O professor lê os versos da secção B e os alunos tentam adivinhar qual a estação do ano a que se refere o poema;
  • Recitar o poema, notando a semelhança entre o ritmo do poema e o ritmo da canção. Depois, recitá-lo com o acompanhamento da canção;
  • Recitar as quadras da secção B em cânone com a melodia como no exemplo áudio seguinte .

 

 

MELODIA E FORMA   

  

  • Utilizar as seguintes melodias, baseadas na melodia original, como preparação para a aprendizagem da canção:

 

- Secção A:

 

Melodia 1 – Composta pela 1ª nota de cada compasso da melodia original

 

Melodia 2 – Composta pela 2ª nota dos 3 primeiros compassos e pela 1ª dos dois últimos compassos da melodia original

 

Notas na melodia original:

 

 

- Secção B:

 

 

 

Estas melodias poderão ainda ser utilizadas das seguintes formas:

  • Cantadas em simultâneo por dois grupos de alunos;
  • Cantadas em cânone, começando o segundo grupo dois compassos depois do primeiro;
  • Alternadamente, cantando um grupo as notas da Melodia 1 e outro as da Melodia 2.

 

A canção pode, ainda, ser interpretada integralmente em cânone, por dois grupos, entrando o segundo grupo quatro compassos depois do primeiro, como se pode ouvir na versão A cappella.

 

 

SABER MAIS

 

  • Realizar a leitura dos restantes poemas do livro;
  • Realizar a audição dos mesmos poemas musicados por Fernando Lopes-Graça para voz e piano (Sugestão: Aquela nuvem e outras, 22 canções para crianças, interpretação de Beatriz Cunha – voz e Jaime Mota – piano, Edição Fundação Casa da Música, 2009).
  • Aprender outras canções cuja temática seja o inverno, entre outras:

 - O Inverno está a chegar, de Margarida Fonseca Santos.

 - O Inverno é mau, de Edgar Willems.

 

  • Outras audições a propósito do inverno:

 - Realizar a audição do concerto O Inverno de Antonio Vivaldi.

 - Realizar a audição de Inverno Porteño de Astor Piazzolla.       

 - Realizar a audição e visualização de um Coro a fazer sons de chuva e tempestade.

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

O Inverno

 

Velho, velho, velho.

Chegou o Inverno.

 

Vem de sobretudo,

vem de cachecol,

o chão onde passa

parece um lençol.

 

Esqueceu as luvas

perto do fogão:

quando as procurou

roubara-as um cão.

 

Com medo do frio,

encosta-se a nós:

dai-lhe café quente

senão perde a voz.

 

Velho, velho, velho.

Chegou o Inverno.

TAGS
inverno, estações, velho, cânone, Eugénio de Andrade
A Minha Lista