Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Autor

Lenga lenga

A partir das suas recordações e vivências de infância o cantautor João Afonso escreveu e compôs esta canção para o Cantar Mais. 

Ouvir

 

  • Escutar os diferentes excertos que correspondem a elementos da canção cujos sons são produzidos por objetos ou pretendem representar ideias associadas à canção.
A
Pião a rodar
B
Berlindes
C
Efeito sonoro
  • Escutar os diferentes excertos que correspondem a elementos  tocados pelos instrumentos de cordas que se ouvem na canção.
A
Guitarra
B
Ukelele 1
C
Ukelele 2
  • Escutar o excerto onde pode ouvir-se o padrão tocado pelos instrumentos de percussão, neste caso, o Bloco de sons e o cowbell (Chocalho
A
Percussões

Fazer 

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro só com o texto declamado expressivamente e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado, mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
  • Praticar, com a ajuda dos excertos aqui apresentados, a parte final da canção onde se canta a duas vozes. 
A
1ª voz
B
2ª voz
A+B
1ª e 2ª voz
  • A partir deste exemplo em vídeo, praticar a canção num jogo de imitação, ou seja, o autor canta e as crianças imitam de seguida.  

Criar

 

  • Em articulação com a área do Português, recriar a canção e criar um novo texto a partir das vivências das crianças, dos jogos, das atividades ou outros interesses. 
  • Desenvolver a atividade em grupos de trabalho e apresentá-la utilizando a versão "Acompanhamento".

 

Saber +

 

 

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Lenga lenga

 

Vou jogar à cabra cega,

Ao berlinde e ao pião.     

 

Pintei as gotas de chuva

Com as voltas de uma balão

Pra se ouvir ao fim da rua 

O bater do coração.

 

Vou jogar à cabra cega,

Ao berlinde e ao pião.

 

Seguir a rota do lenço,

Com a lua à janela,

Vou brincar ao quarto escuro

E fugir num barco à vela.

 

Quem nunca brincou ao  berlinde?

Quem nunca lançou o pião?

 

Sem nunca subir às árvores,

Não foi índio nem ladrão?

Sem lançar o papagaio 

Às escondidas numa mão?

 

Quem nunca brincou ao  berlinde?

Quem nunca lançou o pião?

 

Sem jogar às três covinhas,

Nem jogar à apanhada?

Sem empurrar  o baloiço

E brincar com capa e espada?

 

Quem nunca brincou ao  berlinde? /

(Vou jogar à cabra cega)

Quem nunca lançou o pião? /

(Ao berlinde e ao pião)

TAGS
João Afonso, Lenga lenga
A Minha Lista