Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Autor

Artigo Frágil

"Artigo Frágil" é uma cocriação da cantautora Ana Bacalhau com as crianças da Escola Dom Domingos Jardo, em Mira-Sintra.

A canção foi composta durante a Residência Artística orientada pela cantautora naquela escola, no âmbito do projeto Cantar Mais Liberdade.

Ouvir +

 

Esta canção tem a particularidade de ter uma frase tocada pelo violino que é inspirada numa canção de José Afonso, um dos cantautores mais associados ao 25 de Abril. A citação melódica foi inspirada na canção Venham mais cinco, que podes escutar aqui.

 

Escuta com atenção e tenta reconher as semelhanças entre as duas.

.
Citação
.
Original

Fazer

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. Sugerimos, como indutor, a utilização de sons que representem animais ou outras sonoridades naturais, como o som do vento.

(Orientações para desenvolver esta exploração podem ser encontradas nestas propostas de aprendizagem do Cantar Mais: Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, só com o texto declamado, expressivamente e, depois, cantando. Nas estratégias e técnicas para o ensino das canções do Cantar Mais temos, entre outras, estas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre (voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica (voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado, mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
  • Para auxiliar a aprendizagem da canção e aprender a estrutura musical (forma), podem associar-se a melodias iguais movimento/gestos semelhantes.
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.

 

3. Reconhecer e praticar a entrada das vozes utilizando as versões Voz e acomp. e Acompanhamento, de modo a apropriar-se a forma da canção.

 

4. Interpretar a canção completa de forma expressiva. 

 

Criar

 

O 25 de Abril renova-se a cada ano, celebrando-se a liberdade e a democracia em oposição à ditadura e opressão.

  

Que tal criar uma outra letra para esta canção?

Propomos-te um exercício de imaginação e exploração dos valores de Abril numa viagem à procura de palavras, frases ou ideias sobre o tema.

Desafiamos-te também para que faças uma pergunta aos teus avós, ou outras pessoas, e que registes as suas estórias. Poderás escrever ou optar por filmar ou gravar, como um verdadeiro repórter. 

 

A pergunta é: 

 

Avó, onde é que tu estavas no 25 de Abril?

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Artigo Frágil

 

A liberdade é um mundo lá fora

mas também cá por dentro

onde a vontade mora

e corre como o vento  

 

A liberdade é um artigo frágil 

que se pode partir
mas se cuidares dela
ela cuida de ti

 

Não manda calar                      

Não diz pra sofrer 

Não quer mandar

Não diz o que dizer 

 

A liberdade é ser quem eu quero

É pensar sem ter medo
É brincar com amigos
É nunca estar sozinho 

 

[Refrão]

 

Sem liberdade a vida é como uma pedra 

A quem tiraram a cor
Que serve de arremesso
Nas mãos de um ditador 

 

A liberdade é brincar com um amigo      

Seja pobre ou rico
Amarelo ou vermelho
Ou bonito ou feio

 

Não bate nos fracos  

Não serve os fortes

Não proíbe um abraço

Não semeia a morte 

 

A liberdade é uma casa sem portas   

Construída em conjunto

Com alicerces fortes
Onde moramos todos

 

[Refrão] 2x

 

TAGS
Liberdade, Ana Bacalhau, Abril
A Minha Lista