Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Formação

Glossário

O Glossário Cantar Mais, organizado alfabeticamente, apresenta-se como um auxiliar à compreensão de um conjunto de termos musicais específicos e outros relacionados com as práticas artísticas propostos no site, nomeadamente nas páginas das canções.

Procurou-se adaptar e simplificar a sua definição, de forma a poder ser usado como uma ferramenta formativa para os utilizadores com e sem formação musical, tentando, ainda assim, manter a correção científica.

 

 

Este Glossário foi elaborado a partir do Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994, e do Dicionário de Música I e II de Tomás Borba e Fernando Lopes-Graça, 2ªedição – 3ª Tiragem, Mário Figueirinhas Editor, 1996.

Intervalo

Também designado por distância intervalar, é um termo que designa o número de notas que existem entre dois sons. Por exemplo: o intervalo entre Dó e o Sol que se lhe segue, ascendentemente, é um intervalo de 5ª (contagem: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, cinco notas) 

Introdução

Termo que designa a secção com que se inicia uma música.

Inversão

Diz-se que um acorde está invertido quando não está no estado fundamental, ou seja, quando o som que se ouve no baixo (som mais grave) não é a fundamental do acorde (nota que dá o nome ao acorde ou define o grau da escala a que pertence). Um acorde de 3 sons tem 2 inversões possíveis. Um acorde de 4 sons tem 3 inversões possíveis.

No caso de um intervalo melódico, a inversão consiste em subir a nota mais grave uma ou mais oitavas acima (ou a nota mais aguda uma ou mais oitavas abaixo), até ao som mais grave passar a ser o mais agudo (e vice versa). A inversão de um intervalo de 2ª menor é o de 7ª Maior, a inversão de um intervalo de 4ª Perfeita é o de 5ª Perfeita, por exempo.